Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Identification of the critical life‐stage of obesity contributing to brain functional networks

PBO Favorites Artigo de periódico
Identification of the critical life‐stage of obesity contributing to brain functional networks
2025
Acusar erro

Publication sheet

Nome da publicação: Identification of the critical life‐stage of obesity contributing to brain functional networks

Authors: Pei Xiao, Yan Li, Jiayuan Dai, Jingfan Xiong, Jie Mi

Source: CNS Neuroscience &, Therapeutics

Published in: 2025

File type: Artigo de periódico

Kind of study: Estudo observacional

Link to the original

Summary

Observational studies suggest that obesity impacts brain functional connectivity, but critical developmental periods for these effects remain unclear. Herein, we aimed to investigate the causal relationships between life-course body weight and brain functional connectivity.
This study demonstrated distinct life-stage-specific effects of body weight on brain functional networks, highlighting the need for targeted interventions across the life course to mitigate the persistent effect of early-life obesity on brain health.

Summary translated by

Estudos observacionais sugerem que a obesidade afeta a conectividade funcional do cérebro, mas os períodos críticos do desenvolvimento para esses efeitos ainda não estão claros. Neste estudo, objetivamos investigar as relações causais entre o peso corporal ao longo da vida e a conectividade funcional do cérebro.
Este estudo demonstrou efeitos distintos e específicos do estágio da vida do peso corporal nas redes funcionais cerebrais, destacando a necessidade de intervenções direcionadas ao longo do curso da vida para mitigar o efeito persistente da obesidade precoce na saúde do cérebro.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Conheça os planos de assinatura aqui

Por que o tema é relevante?

A obesidade afeta não só o físico, mas também o comportamento e a função cognitiva, ligada a alterações na função e estrutura cerebrais. Apesar do progresso, é necessário identificar os estágios críticos da vida nos quais o peso corporal tem maior influência, para orientar intervenções que possam mitigar os efeitos neurológicos e melhorar a saúde cerebral ao longo da vida.

Qual é o objetivo do estudo?

Investigar as relações causais entre o peso corporal ao longo da vida e a conectividade funcional do cérebro

Quais as principais conclusões?

O estudo investiga como o peso corporal em três estágios da vida: ao nascer, na infância e na idade adulta afeta 191 características das redes funcionais do cérebro, medidas por ressonância magnética em estado de repouso.
Os resultados demonstram que o peso na idade adulta foi associado a um aumento da atividade neural no lobo frontal. Essa região é crucial para funções cognitivas como controle emocional, tomada de decisão e autorregulação, que são importantes para a gestão de hábitos alimentares. O peso na infância demonstrou reduzir a conectividade funcional entre o cerebelo subcortical e a rede motora ou a rede de atenção. Alterações nessa região podem explicar a ligação entre a obesidade infantil e deficiências cognitivas na vida adulta, pois podem prejudicar o desempenho cognitivo e motor (coordenação, atenção e aprendizagem).
Já o peso ao nascer foi associado a uma menor conectividade funcional da rede executiva central ou no padrão do lobo temporal, região que pode prejudicar a formação de circuitos neurais para funções cognitivas complexas como informações auditivas, linguísticas, visuais, emocionais, e de memória. E genes do hipocampo, que sugerem que tanto o baixo quanto o alto peso ao nascer podem afetar negativamente o desenvolvimento da rede funcional cerebral.
O estudo conclui que o impacto da obesidade sobre as redes funcionais do cérebro varia conforme a fase da vida e que esses efeitos são mediados por diferentes mecanismos biológicos e que intervenções para a obesidade devem ser adaptadas para proteger a saúde cerebral ao longo do tempo.