Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Systemic immunity-inflammation index and body mass index: A cross-sectional study

PBO Favorites Artigo de periódico
Systemic immunity-inflammation index and body mass index: A cross-sectional study
2025
Acusar erro

Publication sheet

Nome da publicação: Systemic immunity-inflammation index and body mass index: A cross-sectional study

Authors: Wei Guo,Chongheng Zhang,Fang Cao,Xinxin Sun,Jian Li,Wenfeng Zhang

Source: PLOS One

Published in: 2025

File type: Artigo de periódico

Kind of study: Estudo observacional

Link to the original

Summary

The Systemic Immunity-inflammation Index (SII) is an emerging metric for assessing an individual’s immunological and inflammatory condition. Studies examining the relationship between SII and body mass index (BMI) are limited. This study aims to clarify the correlation between SII and BMI.
In summary, these findings reveal a robust association between SII and BMI within the examined American population.

Summary translated by

O Índice de Imunidade Sistêmica-Inflamação (ISI) é uma métrica emergente para avaliar a condição imunológica e inflamatória de um indivíduo. Estudos que examinam a relação entre o IIS e o índice de massa corporal (IMC) são limitados. Este estudo visa esclarecer a correlação entre o IIS e o IMC.
Em resumo, essas descobertas revelam uma associação robusta entre SII e IMC na população americana examinada.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Conheça os planos de assinatura aqui

Por que o tema é relevante?

A relação entre inflamação sistêmica e obesidade ganha destaque, à medida que a obesidade se consolida como epidemia global com implicações para a saúde pública. Como a inflamação de baixo grau é uma característica comum em indivíduos com sobrepeso ou obesidade, entender essa correlação aprimora a vigilância de risco metabólico e orienta estratégias clínicas mais eficazes.

Qual é o objetivo do estudo?

Investigar a correlação entre o Índice de Inflamação Imune Sistêmica e o índice de massa corporal em uma amostra da população estadunidense. 

Quais as principais conclusões?

 O Índice de  Inflamação Imune Sistêmica (SII) é uma métrica que quantifica o estado inflamatório do organismo a partir da relação entre contagens de plaquetas, neutrófilos e linfócitos. O estudo utiliza dados da pesquisa NHANES (2017–2020) para correlacionar a obesidade à inflamação crônica de baixo grau, fenômeno observado em tecidos como o adiposo, onde há ativação de células imunes e produção de mediadores inflamatórios.
O estudo encontrou uma associação positiva e estatística entre o SII e o IMC, na população norte-americana analisada, isso indica que, em níveis baixos a moderados de inflamação (valores baixos de SII), o IMC tende a crescer proporcionalmente. No entanto, quando o SII ultrapassa o ponto de inflexão, a associação entre os dois índices deixa de ser significativa.
Os resultados também mostram que essa relação não é modificada por variáveis como sexo, tabagismo ou presença de diabetes, o que reforça a robustez da associação entre SII e IMC, ou seja, independe dessas condições, níveis mais elevados de inflamação ainda se associam com maior IMC.
Diante desse cenário, conclui-se que o SII pode ser uma ferramenta simples, econômica e promissora na avaliação do risco inflamatório relacionado ao sobrepeso e obesidade.