Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Mindful eating for overweight and obese women in Brazil: An exploratory mixed-methods pilot study

PBO Favorites Artigo de periódico
Mindful eating for overweight and obese women in Brazil: An exploratory mixed-methods pilot study
2021
Acusar erro

Publication sheet

Nome da publicação: Mindful eating for overweight and obese women in Brazil: An exploratory mixed-methods pilot study

Authors: Vera Salvo, Adriana Sanudo, Jean Kristeller, Mariana Cabral Schveitzer, Patricia Martins, Maria Lucia Favarato, Marcelo Demarzo

Source: Nutrition and Health

Published in: 2021

File type: Artigo de periódico

Link to the original

Summary

Worldwide, approximately 95% of obese people who follow diets for weight loss fail to maintain their weight loss in the long term. To fill this gap, mindfulness-based interventions, with a focus on mindful eating, are promising therapies to address this challenging public health issue. The aim is to verify the effects of the Mindfulness-Based Eating Awareness Training (MB-EAT) protocol by exploring quantitative and qualitative data collected from Brazilian women. The MB-EAT showed preliminary efficacy in promoting weight loss and improvements in mindfulness and eating behaviour. This intervention promoted effects beyond those expected, extending to other life contexts.

Summary translated by

Em todo o mundo, aproximadamente 95% das pessoas obesas que seguem dietas para perda de peso não conseguem manter a perda de peso a longo prazo. Para preencher esta lacuna, as intervenções baseadas na atenção plena, com foco na alimentação consciente, são terapias promissoras para abordar este desafiante problema de saúde pública. O objetivo é verificar os efeitos do protocolo Mindfulness-Based Eating Awareness Training (MB-EAT), explorando dados quantitativos e qualitativos coletados de mulheres brasileiras. O MB-EAT mostrou eficácia preliminar na promoção da perda de peso e melhorias na atenção plena e no comportamento alimentar. Esta intervenção promoveu efeitos além dos esperados, estendendo-se a outros contextos de vida.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Conheça os planos de assinatura aqui

Por que o tema é relevante?

Dados mundiais mostram que aproximadamente 95% das pessoas que fazem dieta fracassam em manter o peso perdido a longo prazo.  O comer hedônico, isto é, o prazer em comer pode alterar os mecanismos de retroalimentação relacionados a fome e saciedade. Por isso, terapias centradas na dieta e estilo de vida podem ser ineficazes para a manutenção da perda de peso. Como o comer é uma atitude diária, muitas vezes ele é feito de forma automática. Assim, intervenções baseadas em mindfulness, como o mindful eating, chamam a atenção para os comportamentos, pensamentos e emoções no momento das refeições. Elas são promissoras na promoção de saúde para pessoas obesas. 

Qual é o objetivo do estudo?

Explorar a aceitação e eficácia preliminar do programa de mindful eating Mindfulness-Based Eating Awareness Training (MB-EAT) de forma quantitativa e qualitativa em mulheres brasileiras com sobrepeso e obesidade.

Quais as principais conclusões?

Os pesquisadores realizaram um estudo clínico com 34 mulheres que iniciaram o protocolo de mindful eating em grupo focal. Destas, 20 participantes completaram todas as avaliações antes e depois das sessões. No total, foram realizados 13 encontros, sendo o primeiro introdutório do programa. 

O protocolo adotado (MB-EAT) enfatiza a importância da atenção plena para a fome física, a satisfação em comer, os sinais de saciedade física e os gatilhos para comer sem fome física como as emoções, os pensamentos e o ambiente social. O programa também tem foco no prazer em comer, encorajando padrões saudáveis de escolhas alimentares, tanto em qualidade quanto em qualidade.

Após as sessões de acompanhamento, as mulheres perderam, em média, 1,9 ± 0,6 kg, com variação de 0,9 a 5,7 kg. Somente uma participante ganhou peso (1,2 kg). A intervenção foi capaz de reduzir padrões alimentares errôneos, aumentar a atenção para o ato de comer e diminuir a frequência de transtornos alimentares. À medida que o nível de mindfulness aumentava, o índice de massa corporal diminuía.

O estudo trouxe resultados além dos esperados. Embora o objetivo não fosse a perda de peso, este foi um efeito alcançado. O protocolo MB-EAT mostrou-se eficaz para a promoção de mindfulness e mindful eating. Como perspectiva futura, os autores sugerem adaptações no programa de acordo com a realidade brasileira.