Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Development and validation of a food frequency questionnaire for children aged 7 to 10 years

Artigo de periódico
Development and validation of a food frequency questionnaire for children aged 7 to 10 years
2022
Acusar erro

Publication sheet

Nome da publicação: Development and validation of a food frequency questionnaire for children aged 7 to 10 years

Authors: Gabriela Carvalho Jurema-Santos, Isabele Goés Nobre, Tafnes Laís Pereira Santos de Almeida Oliveira, Isabella da Costa Ribeiro, Raquel Canuto, Carol Góis Leandro

Source: Revista de Nutrição

Published in: 2022

File type: Artigo de periódico

Link to the original

Summary

Objetivo A avaliação alimentar e nutricional de crianças pode subsidiar políticas públicas de combate ao sobrepeso e à obesidade precoce. Este estudo desenvolveu e validou um questionário quantitativo de frequência alimentar para avaliação do consumo alimentar de crianças de 7 a 10 anos. Métodos Trata-se de um estudo transversal do desenvolvimento de um questionário de frequência alimentar que avaliou 130 crianças de ambos os sexos com idades entre 7 e 10 anos. Para a lista do questionário, foram selecionados 81 itens alimentares. A validade do instrumento foi avaliada por meio da comparação com recordatórios de 24 horas e a reprodutibilidade foi realizada pela comparação de dois questionários de frequência alimentar. Resultados A maioria dos alimentos com 95% de contribuição relativa foi ultraprocessada, como salgadinhos embalados e suco em pó. Na validação, foram encontrados coeficientes de correlação entre 0,45 (p<0,000) para lipídios e 0,37 (p<0,000) para carboidratos. Um ajuste para energia reduziu as correlações, mas houve um aumento na correlação de cálcio (r=0,75) e retinol (r=0,20). Em termos de reprodutibilidade, todos os macronutrientes e o cálcio apresentaram coeficiente de correlação intraclasse satisfatório (>0,400) e correlações moderadas [proteínas (0,54; p<0,000) e lipídios (0,41; p<0,000)]. Conclusão O questionário de frequência alimentar desenvolvido é válido e foi capaz de avaliar o consumo alimentar local de crianças do Nordeste do Brasil.

Summary translated by

Objetivo A avaliação alimentar e nutricional de crianças pode subsidiar políticas públicas de combate ao excesso de peso e à obesidade precoce. Este estudo desenvolveu e validou um questionário quantitativo de frequência alimentar para avaliação do consumo alimentar de crianças de 7 a 10 anos. Métodos Trata-se de um estudo transversal do desenvolvimento de um questionário de frequência alimentar que avaliou 130 crianças de ambos os sexos com idades entre 7 e 10 anos. Para a lista do questionário, foram selecionados 81 itens alimentares. A validade do instrumento foi avaliada por meio da comparação com recordatórios de 24 horas e a reprodutibilidade foi realizada pela comparação de dois questionários de frequência alimentar. Resultados A maioria dos alimentos com 95% de contribuição relativa foi ultraprocessada, como salgadinhos embalados e suco em pó. Na validação, foram encontrados coeficientes de brilho entre 0,45 (p<0,000) para lipídios e 0,37 (p<0,000) para carboidratos. Um ajuste para energia prejudica as correlações, mas houve um aumento na atualização de cálcio (r=0,75) e retinol (r=0,20). Em termos de reprodutibilidade, todos os macronutrientes e o cálcio continham coeficiente de brilho intraclasse agressivo (>0,400) e correlações moderadas [proteínas (0,54; p<0,000) e lipídios (0,41; p<0,000)]. Conclusão O questionário de frequência alimentar desenvolvido é válido e foi capaz de avaliar o consumo alimentar local de crianças do Nordeste do Brasil.