Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Impact of social isolation by Coronavirus disease 2019 in food: a narrative review

Artigo de periódico
Impact of social isolation by Coronavirus disease 2019 in food: a narrative review
2021
Acusar erro

Publication sheet

Nome da publicação: Impact of social isolation by Coronavirus disease 2019 in food: a narrative review

Authors: Luísa Harumi Matsuo, Camila Tureck, Luana Pucci de Lima, Patrícia de Fragas Hinnig, Erasmo Benicio Santos de Moraes Trindade, Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos

Source: Revista de Nutrição

Published in: 2021

File type: Artigo de periódico

Kind of study: Revisão

Link to the original

Summary

Trata-se de revisão narrativa com busca sistemática, tendo por objetivo investigar o impacto do isolamento social na alimentação (hábitos alimentares) durante a pandemia da Coronavirus Disease 2019. Foi realizado rastreio de estudos publicados no período de 1º de janeiro de 2019 a 18 de junho de 2020 nas bases PubMed, Web of Science e Embase. A busca foi estruturada utilizando os unitermos correspondentes a Coronavirus Disease 2019, isolamento social e alimentação. Todas as etapas foram executadas de forma independente por três revisores. Foram incluídos 12 estudos, totalizando 20.789 pessoas pesquisadas, com a predominância de estudos de corte transversal na população adulta. Os estudos analisados foram desenvolvidos na Itália (n=4), Espanha (n=2), Polônia (n=1), China (n=1), Índia (n=1), Estados Unidos da América (n=1), África do Sul (n=1) e multicêntrico continental (n=1). A análise dos estudos incluídos evidenciou que a maioria das pessoas relatou não mudar a dieta habitual, observando-se também o aumento do hábito de cozinhar, consumir frutas, legumes e verduras e a diminuição do consumo de bebidas alcoólicas. Constatou-se diminuição do consumo de peixes e aumento das chamadas comfort foods. Verificou-se que a alimentação sofreu alterações em tempos de isolamento social. Sugerimos que novas pesquisas sejam realizadas em diferentes contextos socioeconômicos e demográficos. Propomos a continuidade do estudo desta temática, com realização de revisão sistemática com ou sem metanálise.

Summary translated by

Trata-se de revisão narrativa com busca sistemática, tendo por objetivo investigar o impacto do isolamento social na alimentação (hábitos alimentares) durante a pandemia da Doença do Coronavírus 2019. Foi realizado rastreio de estudos publicados no período de 1º de janeiro de 2019 a 18 de junho de 2020 nas bases PubMed, Web of Science e Embase. A busca foi estruturada utilizando os termos correspondentes à Doença do Coronavírus 2019, isolamento social e alimentação. Todas as etapas foram executadas de forma independente por três revisores. Foram incluídos 12 estudos, totalizando 20.789 pessoas pesquisadas, com predominância de estudos de corte transversal na população adulta. Os estudos desenvolvidos foram desenvolvidos na Itália (n=4), Espanha (n=2), Polônia (n=1), China (n=1), Índia (n=1), Estados Unidos da América (n=1) , África do Sul (n=1) e multicêntrico continental (n=1). Uma análise dos estudos incluídos evidenciou que a maioria das pessoas relatou não mudar a dieta habitual, observando-se também o aumento do hábito de cozinhar, o consumo de frutas, legumes e verduras e o excesso do consumo de bebidas alcoólicas. Constatou-se diminuição do consumo de peixes e aumento das chamadas de alimentos reconfortantes. Verificou-se que a alimentação sofreu alterações em tempos de isolamento social. Sugerimos que novas pesquisas sejam realizadas em diferentes contextos socioeconômicos e demográficos. Propomos a continuidade do estudo desta temática, com realização de revisão sistemática com ou sem metanálise.