Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Association of intensive lifestyle intervention for type 2 diabetes with labor market outcomes

PBO Favorites Artigo de periódico
Association of intensive lifestyle intervention for type 2 diabetes with labor market outcomes
2023
Acusar erro

Publication sheet

Nome da publicação: Association of intensive lifestyle intervention for type 2 diabetes with labor market outcomes

Authors: Peter J. Huckfeldt, Jeffrey C. Yu, Paul K. O’Leary, Ann S. M. Harada, Nicholas M. Pajewski, Chris Frenier, Mark A. Espeland, Anne Peters, Michael P. Bancks, Seth A. Seabury, Dana P. Goldman

Source: JAMA Internal Medicine

Published in: 2023

File type: Artigo de periódico

Kind of study: Ensaio clínico

Link to the original

Summary

An intensive lifestyle intervention (ILI) has been shown to improve diabetes management and physical function. These benefits could lead to better labor market outcomes, but this has not been previously studied. The objective is to estimate the association of an ILI for weight loss in type 2 diabetes with employment, earnings, and disability benefit receipt during and after the intervention. The findings of this cohort study suggest that an ILI to prevent the progression and complications of type 2 diabetes was associated with higher levels of employment. Labor market productivity should be considered when evaluating interventions to manage chronic diseases.

Summary translated by

Foi demonstrado que uma intervenção intensiva no estilo de vida (ILI) melhora o controle do diabetes e a função física. Estes benefícios poderiam levar a melhores resultados no mercado de trabalho, mas isto não foi previamente estudado. O objetivo é estimar a associação de um ILI para perda de peso no diabetes tipo 2 com emprego, rendimentos e recebimento de benefícios por invalidez durante e após a intervenção. Os resultados deste estudo de coorte sugerem que uma ILI para prevenir a progressão e complicações da diabetes tipo 2 foi associada a níveis mais elevados de emprego. A produtividade do mercado de trabalho deve ser considerada ao avaliar intervenções para gerir doenças crónicas.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Conheça os planos de assinatura aqui

Por que o tema é relevante?

A intervenção intensiva no estilo de vida, que inclui aconselhamento, apoio a mudanças comportamentais, definição de metas, dieta saudável e atividade física, contribui para o manejo do diabetes tipo 2, especialmente em indivíduos com sobrepeso e obesidade. No entanto, o impacto desses benefícios no mercado de trabalho tem sido pouco explorado.

Qual é o objetivo do artigo?

Analisar a associação de uma intervenção intensiva no estilo de vida para perda de peso em diabetes tipo 2 com o emprego, os ganhos e o recebimento de benefícios durante e após a intervenção.

Quais as principais conclusões?

Os pesquisadores analisaram os efeitos a longo prazo do estudo clínico Look AHEAD (Ação para a Saúde no Diabetes). Participaram dessa pesquisa 3.091 pessoas entre 45 e 75 anos de idade, que tinham diabetes tipo 2 e excesso de peso. Os participantes foram divididos em dois grupos: um grupo que recebeu acompanhamento intensivo para alcançar e manter uma perda de peso de pelo menos 7%; e um grupo de controle que recebeu orientações para o manejo do diabetes por meio de sessões em grupo. 

A atuação intensiva para mudança do estilo de vida promoveu um aumento de 10% em equivalentes metabólicos e uma redução da perda de mobilidade de 48%. Ao verificar a repercussão desses resultados nos dados de seguridade social, foi possível observar que:

  • A taxa de emprego aumentou em 2,9 pontos percentuais para o grupo ILI em comparação com o grupo controle;
  • No subgrupo de pessoas com escolaridade até nível superior, esse aumento foi mais expressivo;
  • As estratégias de intervenção demonstraram uma redução significativa no recebimento de benefícios por incapacidade no subgrupo de participantes sem nível superior de escolaridade.

Essas evidências mostram que prevenir a evolução e as complicações do diabetes tipo 2 está associada a uma maior taxa de emprego, destacando a importância de investigar a produtividade no mercado de trabalho como uma meta das intervenções direcionadas para o controle das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs).