Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Calf circumference: clinical validation for evaluation of muscle mass in the elderly

Calf circumference: clinical validation for evaluation of muscle mass in the elderly
2018
Acusar erro

Publication sheet

Nome da publicação: Calf circumference: clinical validation for evaluation of muscle mass in the elderly

Authors: Valéria Pagotto, Kássylla Ferreira dos Santos, Suelen Gomes Malaquias, Maria Márcia Bachion, Erika Aparecida Silveira

Source: Revista Brasileira de Enfermagem

Published in: 2018

Link to the original

Summary

Objetivo: Validar a circunferência da panturrilha como tecnologia de avaliação de massa muscular em idosos. Método: Estudo transversal com 132 idosos de Goiânia, Goiás, Brasil. A diminuição de massa muscular foi determinada pelo índice de massa muscular esquelética (IME) por meio da Absorciometria por Raios-X de Dupla Energia (DEXA). Os pontos de corte da medida de circunferência da panturrilha (CP) para indicar diminuição de massa muscular foram estimados por meio de curva ROC, sensibilidade, especificidade e acurácia. Resultados: Os pontos de corte com melhor acurácia para detecção de massa muscular diminuída em idosos foi 34 cm para homens (sensibilidade: 71,5%; especificidade: 77,4%) e 33 cm em mulheres (sensibilidade: 80,0%; especificidade: 84,6%). Conclusão: A CP pode ser utilizada como medida para identificação precoce de diminuição de massa muscular em avaliações de rotina de idosos na atenção primária.

Summary translated by

Objetivo: Validar as condições da panturrilha como tecnologia de avaliação de massa muscular em idosos. Método: Estudo transversal com 132 idosos de Goiânia, Goiás, Brasil. A diminuição da massa muscular foi determinada pelo índice de massa muscular esquelética (IME) por meio da Absorciometria por Raios-X de Dupla Energia (DEXA). Os pontos de corte da medida de peculiaridades da panturrilha (CP) para indicar aumento de massa muscular foram estimados por meio de curva ROC, sensibilidade, especificidade e acurácia. Resultados: Os pontos de corte com melhor acurácia para detecção de massa muscular diminuída em idosos foi 34 cm para homens (sensibilidade: 71,5%; especificidade: 77,4%) e 33 cm em mulheres (sensibilidade: 80,0%; especificidade: 84,6%). Conclusão: A CP pode ser utilizada como medida para identificação precoce de deficiência muscular em avaliações de rotina de idosos na atenção primária.