Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Instrutivo de abordagem coletiva para manejo da obesidade no SUS

PBO Favorites Relatório
Instrutivo de abordagem coletiva para manejo da obesidade no SUS
2021
Acusar erro

Publication sheet

Nome da publicação: Instrutivo de abordagem coletiva para manejo da obesidade no SUS

Authors: Ministério da Saúde e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Published in: 2021

File type: Relatório

Kind of study: Estudo observacional

Link to the original

Summary

O material apresenta uma abordagem teórico-prática para condução de grupos com usuários com obesidade na Atenção Primária à Saúde. Além disso, contém roteiros de atividades coletivas (suplemento) elaboradas por profissionais de diferentes áreas da saúde. O conteúdo do instrutivo foi validado por experts, especialmente a proposta para o cuidado da pessoa com obesidade, analisando sua aplicabilidade e alinhamento com o SUS, entre outros aspectos.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Conheça os planos de assinatura aqui

Por que o tema é relevante?

A obesidade é um agravo à saúde de natureza multifatorial. A sua prevenção e tratamento exige uma abordagem complexa que, muitas vezes, é desafiadora para os profissionais da saúde. A elevada demanda por atendimentos individuais, a necessidade de incorporar atividades coletivas para o cuidado integral e a constante qualificação são barreiras a serem enfrentadas. 

Qual é o objetivo do estudo?

O material, elaborado pelo Grupo de Pesquisa de Intervenções em Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais (GIN/UFMG) e a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/DEPROS/SAPS/MS), visa apoiar as equipes e profissionais de saúde para o manejo da obesidade no SUS, enfatizando a abordagem coletiva. Desta forma, propõe-se ferramentas teóricas e práticas para a realização de grupos voltados para pessoas com obesidade, especialmente no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

Quais as principais conclusões?

Inicialmente, os autores buscam compreender as causas da obesidade. Nesse contexto, são apresentados os seus macro e microdeterminantes. Atenção deve ser dada aos condicionantes de saúde que, quando abordadas, têm fortes evidências científicas a favor no combate à obesidade. É o caso da mudança do estilo de vida voltada para a redução da ingestão energética, aumento do nível de atividade física e adoção de medidas para apoiar as mudanças de comportamento. De forma coadjuvante, também é relevante o emprego de tecnologias da comunicação no atendimento ao usuário, como ligações telefônicas, mensagens por redes sociais e correio eletrônico, videoconferências e atendimentos em chats. Essas ferramentas ajudam a estreitar as relações e dinamizar o contato interpessoal, aumentando a efetividade das ações de promoção à saúde. 

 A participação em atividades de grupo representa uma importante estratégia no tratamento da obesidade. Segundo dados apontados no instrutivo, a efetividade da perda de peso é maior em pessoas que participam de intervenções coletivas. Esse ambiente mostra-se um espaço de compartilhamento de situações-problema e possibilita identificar modelos de comportamentos reais. Enfatiza-se que a participação nos grupos não deve ser usada como instrumento de “barganha”, como a elaboração do plano alimentar condicionada à presença nos grupos.  

A abordagem coletiva deve ser integrada à individual, assim como à prática de atividade física. São necessárias ações de empoderamento do indivíduo, atenção centrada na pessoa, corresponsabilização e autocuidado apoiado para que o usuário assuma o protagonismo do seu tratamento e, assim, tenha maior resolutividade e sucesso no cuidado à saúde.  

O instrutivo compõe uma série de documentos. Fazem parte da coleção o “Caderno de atividades educativas” e o “Material teórico para suporte ao manejo da obesidade no Sistema Único de Saúde”. Estes materiais apresentam um referencial teórico e sugestões de atividades práticas que os profissionais de saúde podem desenvolver com grupos de pessoas com obesidade. Desta forma, o documento aqui discutido em conjunto com os demais auxiliam as equipes envolvidas no enfrentamento da obesidade, sem, ao mesmo tempo, esgotar esse tema tão complexo.