Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Overcoming congressional inertia on obesity requires better literacy in obesity science

PBO Favorites Artigo de periódico
Overcoming congressional inertia on obesity requires better literacy in obesity science
2022
Acusar erro

Publication sheet

Nome da publicação: Overcoming congressional inertia on obesity requires better literacy in obesity science

Authors: Simar S. Bajaj, Bhav Jain, Theodore K. Kyle, Christopher Gallagher, Fatima Cody Stanford, Gitanjali Srivastava

Source: Obesity

Published in: 2022

File type: Artigo de periódico

Link to the original

Summary

Os autores analisam o que leva à falta de ação do congresso sobre as políticas para a obesidade. Os parlamentares têm a visão errada de que a obesidade é consequência apenas das escolhas de vida. Além disso, não têm consciência sobre o real impacto dela no sistema de saúde. Para mudar essa situação, celebridades podem ajudar a desestigmatizar a obesidade, apresenta-la como uma doença e educar a população para que os pacientes possam se empoderar e exigir uma maior atuação dos políticos.

Summary translated by

Os autores analisaram o que leva à falta de ação do congresso sobre as políticas para a obesidade. Os parlamentares têm uma visão errada de que a obesidade é consequência apenas das escolhas de vida. Além disso, não têm consciência sobre o impacto real dela no sistema de saúde. Para mudar essa situação, as celebridades podem ajudar a desestigmatizar a obesidade, apresentar-la como uma doença e educar a população para que os pacientes possam se empoderar e exigir uma maior atuação dos políticos.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Conheça os planos de assinatura aqui

Por que o tema é relevante?

A obesidade é um dos problemas mais desafiadores da saúde pública na atualidade. Embora projetos de lei para o tratamento da obesidade existam, muitas vezes eles se encontram parados nos trâmites legislativos. Nos Estados Unidos, esta é a situação da Lei para Tratar e Reduzir a Obesidade (Treat and Reduce Obesity Act – TROA), que busca facilitar o acesso do indivíduo ao tratamento do excesso de peso com medicação e terapia comportamental. Os políticos podem até manifestar interesse pelo tema, diante das estatísticas assustadoras da obesidade, mas pouco fazem para mudar a realidade.

Qual é o objetivo do estudo?

Argumentar que os profissionais de saúde devem direcionar seus esforços para fazer parcerias com figuras públicas e, assim, educar diretamente a população sobre a obesidade.

Quais as principais conclusões?

Os autores sugerem que, para dar seguimento às políticas sobre obesidade, é necessário combater o estigma do peso e chamar a atenção para a obesidade enquanto doença. 

A divulgação da obesidade por figuras públicas, como o ator Michael J. Fox fez com a doença de Parkinson, pode ajudar a tornar a discussão mais ampla na sociedade. Celebridades e políticos podem incentivar as pessoas a reverem seus preconceitos sobre a obesidade. Alguns artistas já se manifestaram sobre o tema, como a atriz e rapper Queen Latifah, porém ainda é tímido esse movimento. Desta forma, profissionais da saúde devem fazer parcerias com figuras públicas para que elas possam debater sobre o estigma da obesidade de uma forma aberta e sincera.

Para contribuir para a mudança de percepção sobre a obesidade, os profissionais da saúde podem procurar ativamente oportunidades de educar a população. As possibilidades vão de encontros com a comunidade até entrevistas nas redes de televisão nacional. Neste cenário, eles podem reforçar que a obesidade também é uma questão política e não apenas uma responsabilidade individual. 

Finalmente, o trabalho aponta que somente por meio da pressão da sociedade é que a esfera federal irá dar seguimento aos projetos de combate à obesidade. Por isso a importância de criar um ambiente acolhedor e sem estigmas para que as pessoas com obesidade possam se manifestar e tornar suas vozes fortes.