Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Relationship of sociodemographic conditions with the formation of body image in Brazilian adolescents

Artigo de periódico
Relationship of sociodemographic conditions with the formation of body image in Brazilian adolescents
2021
Acusar erro

Publication sheet

Nome da publicação: Relationship of sociodemographic conditions with the formation of body image in Brazilian adolescents

Authors: Leticia Spricido Batista, Hélida Ventura Barbosa Gonçalves, Daniel Henrique Bandoni

Source: Revista de Nutrição

Published in: 2021

File type: Artigo de periódico

Link to the original

Summary

Investigar as associações das condições sociodemográficas com a imagem corporal dos adolescentes no âmbito populacional. Trata-se de um estudo transversal, o qual utilizou dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) realizada em 2015. Para analisar as relações das condições sociodemográficas com a imagem corporal, foram avaliados alunos de escolas públicas e privadas das capitais brasileiras e no Distrito Federal. As análises ocorreram por meio de modelo de regressão de Poisson, gerando razões de prevalências ajustadas e seus respectivos IC95%. Nos modelos múltiplos, foram incluídas as variáveis sociodemográficas que estivessem significativamente associadas às variáveis de imagem corporal (p<0,05) ou que alterassem as razões de prevalência em pelo menos 10%. A pesquisa envolveu 10.926 escolares. As análises mostraram que, quanto mais velhos os adolescentes, maior a insatisfação com o corpo. Quanto à dependência administrativa da escola, os alunos de instituições privadas são mais infelizes com a imagem (meninas: 33% e meninos: 17,6%) e tendem a ter mais atitudes para perder peso (meninas: 42,8% e meninos: 28%). O grau de instrução da mãe favorece as filhas a estarem mais insatisfeitas com o corpo (33,3%) e os filhos a apresentarem mais atitudes para perder peso (26,6%). Condições sociodemográficas se relacionam à imagem corporal de adolescentes de maneira direta e indireta. Desvios negativos na imagem corporal podem resultar em distúrbios alimentares e sociais, prejudicando o desenvolvimento desses púberes. As consequências dessas ações se tornam um risco para a saúde e para o bem-estar psicológico, o que apoia a necessidade de iniciativas de programas voltados para questões relacionadas à imagem corporal no ambiente escolar.

Summary translated by

Investigar as associações das condições sociodemográficas com a imagem corporal dos adolescentes no âmbito populacional. As escolas tratam-se de um estudo transversal, o qual utilizou dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) realizada em 2015. Para analisar as relações das condições sociodemográficas com a imagem corporal, foram avaliados alunos de públicas e privadas das capitais brasileiras e no Distrito Federal. As análises ocorreram por meio do modelo de regressão de Poisson, gerando razões de prevalências ajustadas e seus respectivos IC95%. Nos modelos múltiplos, foram incluídas as variáveis ​​sociodemográficas que estiveram significativamente associadas às variáveis ​​de imagem corporal (p<0,05) ou que alteraram as razões de prevalência em pelo menos 10%. A pesquisa envolveu 10.926 escolares. As análises mostraram que, quanto mais velhos os adolescentes, maior a insatisfação com o corpo. Quanto à dependência administrativa da escola, os alunos de instituições privadas são mais insatisfeitos com a imagem (meninas: 33% e meninos: 17,6%) e tendem a ter mais atitudes para perder peso (meninas: 42,8% e meninos: 28%). O grau de instrução da mãe favorece que as filhas fiquem mais insatisfeitas com o corpo (33,3%) e os filhos apresentem mais atitudes para perder peso (26,6%). Condições sociodemográficas são relacionadas à imagem corporal de adolescentes de maneira direta e indireta. Desvios negativos na imagem corporal podem resultar em distúrbios alimentares e sociais, prejudicando o desenvolvimento desses públicos. As consequências dessas ações tornam-se um risco para a saúde e para o bem-estar psicológico, o que apoia a necessidade de iniciativas de programas específicos para questões relacionadas à imagem corporal no ambiente escolar.