Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Sex-differential testosterone response to long-term weight loss

Favoritos de PBO Artigo de periódico
Sex-differential testosterone response to long-term weight loss
2024
Acusar erro

Hoja de publicación

Nome da publicação: Sex-differential testosterone response to long-term weight loss

Autores: Malgorzata M. Brzozowska, Dana Bliuc, Artur Mazur, Paul A. Baldock, John A. Eisman, Jerry R. Greenfield, Jacqueline R. Center

Fuente: International Journal of Obesity

Publicado en: 2024

Tipo de archivo: Artigo de periódico

Enlace al original

Resumen

Obesity-associated gonadal dysfunction is a common comorbidity in patients seeking weight loss interventions. We examined the incremental effect of weight loss on gonadal axes in men and women over 3 years. Changes in sex hormones were compared between dietary intervention (Diet) and bariatric procedures: Roux-en-Y gastric bypass (RYGB), sleeve gastrectomy (SG) and laparoscopic adjustable gastric banding (LAGB). Additional analysis assessed changes in corticotropic, somatotropic and thyroid axes after weight loss interventions. The testosterone changes observed in this study were proportional to the amount of weight loss. In females, reduction in androgens was independent of age and menopausal status and more pronounced after bariatric procedures. This study finding warrants further clinical research to explore an impact of androgen reduction on functional and cognitive status in postmenopausal women. The observed changes in pituitary hormones may contribute to the metabolic benefits of bariatric surgery.

Resumen traducido por

A disfunção gonadal associada à obesidade é uma comorbidade comum em pacientes que buscam intervenções para perda de peso. Examinamos o efeito incremental da perda de peso nos eixos gonadais em homens e mulheres ao longo de 3 anos. As alterações nos hormônios sexuais foram comparadas entre a intervenção dietética (Dieta) e os procedimentos bariátricos: bypass gástrico em Y de Roux (RYGB), gastrectomia vertical (SG) e banda gástrica ajustável laparoscópica (LAGB). Análises adicionais avaliaram as alterações nos eixos corticotrópico, somatotrópico e tireoidiano após intervenções para perda de peso. As alterações de testosterona observadas neste estudo foram proporcionais à quantidade de perda de peso. Em mulheres, a redução nos andrógenos foi independente da idade e do estado da menopausa e mais pronunciada após procedimentos bariátricos. Este achado do estudo justifica mais pesquisas clínicas para explorar o impacto da redução de andrógenos no estado funcional e cognitivo em mulheres na pós-menopausa. As alterações observadas nos hormônios hipofisários podem contribuir para os benefícios metabólicos da cirurgia bariátrica.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Conheça os planos de assinatura aqui

Por que o tema é relevante?

Alterações nos hormônios sexuais são uma comorbidade comum em pessoas com obesidade. Nos homens, o excesso de gordura corporal está associado a níveis mais baixos de testosterona, enquanto nas mulheres, há um aumento nos níveis desse hormônio. O estudo, portanto, destaca como a cirurgia bariátrica pode melhorar a regulação hormonal em pessoas com obesidade. 

Qual é o objetivo do estudo?

Avaliar o efeito da perda de peso nos hormônios sexuais, além dos hormônios envolvidos na resposta ao estresse, na regulação do cortisol, no crescimento e no metabolismo.

Quais as principais conclusões?

O estudo acompanhou 61 participantes com obesidade durante 36 meses. Desses, 7 realizaram a cirurgia bariátrica Y-Roux, 21 fizeram o sleeve gástrico, 12 passaram pela banda gástrica ajustável e 21 foram tratados com dieta.

As mudanças nos hormônios sexuais foram proporcionais à perda de peso em homens e mulheres. Os efeitos foram mais significativos nos grupos que passaram por cirurgia bariátrica em comparação com intervenções dietéticas. Em mulheres, a perda de peso sustentada foi associada à redução dos níveis de testosterona, enquanto nos homens houve um aumento nos níveis de testosterona. No grupo de mulheres mais jovens que passaram pela cirurgia de banda gástrica ajustável, os autores observaram uma recuperação do eixo hormonal, com aumento do estradiol e redução dos níveis de FSH e LH ao longo do tempo. Também houve um aumento significativo na globulina que liga os hormônios sexuais, em ambos os sexos, o que afeta a forma ativa da testosterona e tem implicações na saúde sexual e na fertilidade dos pacientes.

Além disso, as intervenções de perda de peso tiveram efeitos positivos, reduzindo a produção do hormônio relacionado ao estresse e aumentando os níveis de hormônio do crescimento 24 meses após as intervenções. Os níveis de cortisol permaneceram estáveis durante o estudo, e não foi encontrada associação entre a quantidade de peso perdido e as mudanças na secreção de cortisol ou nos níveis de hormônio estimulante da tireoide (TSH).