Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Obesidade como fator de risco cardiovascular em crianças: uma revisão sistemática da literatura

Artigo de periódico
Obesidade como fator de risco cardiovascular em crianças: uma revisão sistemática da literatura
2022
Acusar erro

Hoja de publicación

Nome da publicação: Obesidade como fator de risco cardiovascular em crianças: uma revisão sistemática da literatura

Autores: Isabele Dantas Silveira, José Natthanael de Aquino Gomes, Luana Thaynar Correia De Souza, Mylenna Bomfim Souza, Maressa Cavalcanti Falcão, Leonardo Rocha Macedo, Maria Júlia Nardelli

Fuente: Brazilian Journal of Development

Publicado en: 2022

Tipo de archivo: Artigo de periódico

Enlace al original

Resumen

Introdução: A Organização Mundial da Saúde estima que a prevalência global de obesidade em todo o mundo quase triplicou desde 1975. Uma importante implicação da obesidade infantil e adolescente para a saúde inclui o desenvolvimento de fatores de risco para doenças cardiovasculares durante a infância e adolescência, bem como a mortalidade prematura em adultos. Objetivo: Mostrar as implicações da obesidade infantil na saúde cardiovascular. Método: Foi realizada uma revisão sistemática estruturada conforme proposto na metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) nas bases de dados indexadas na Medical LiteratureAnalysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram utilizados para busca na literatura os descritores em ciências da saúde (DECS): obesidade infantil e risco cardiovascular. Foram utilizados artigos publicados entre 2017 e 2022 em língua inglesa e portuguesa com texto completo disponível que contivesse os descritores no título, resumo ou palavras-chave. Resultados: Foi evidenciado um aumento na prevalência de pressão arterial elevada em crianças e um estado oxidativo sistêmico, com grande parte do aumento atribuível ao aumento da obesidade infantil. Conclusão: A obesidade infantil ocasiona diversas modulações de processos metabólicos e respostas inflamatórias de forma endócrina sendo necessário prevenção e intervenção precoce.

Resumen traducido por

Introdução: A Organização Mundial da Saúde estima que a prevalência global de obesidade em todo o mundo quase foi aplicada desde 1975. Uma importante implicação da obesidade infantil e adolescente para a saúde inclui o desenvolvimento de fatores de risco para doenças cardiovasculares durante a infância e adolescência, bem como a mortalidade prematura em adultos. Objetivo: Mostrar as implicações da obesidade infantil na saúde cardiovascular. Método: Foi realizada uma revisão sistemática estruturada conforme proposto na metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) nas bases de dados indexadas em Medical LiteratureAnalysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram utilizados para busca na literatura os descritores em ciências da saúde (DECS): obesidade infantil e risco cardiovascular. Foram utilizados artigos publicados entre 2017 e 2022 em língua inglesa e portuguesa com texto completo disponível que contivesse os descritores no título, resumo ou palavras-chave. Resultados: Foi evidenciado um aumento na prevalência de pressão arterial elevada em crianças e um estado oxidativo sistêmico, com grande parte do aumento atribuível ao aumento da obesidade infantil. Conclusão: A obesidade infantil ocasiona diversas modulações de processos metabólicos e respostas inflamatórias de forma endócrina sendo necessária prevenção e intervenção precoce.