Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Cultural adaptation of the Child Feeding Questionnaire for use in Brazil

Artigo de periódico
Cultural adaptation of the Child Feeding Questionnaire for use in Brazil
2021
Acusar erro

Hoja de publicación

Nome da publicação: Cultural adaptation of the Child Feeding Questionnaire for use in Brazil

Autores: Rafaella Alves Silva, Jacqueline Pontes Monteiro, Claudia Benedita dos Santos, Marta Angélica Iossi Silva, Miriane Lucindo Zucoloto, Maria Cândida de Carvalho Furtado

Fuente: Revista de Nutrição

Publicado en: 2021

Tipo de archivo: Artigo de periódico

Enlace al original

Resumen

Objetivo Este estudo metodológico objetivou realizar a adaptação cultural do Questionário de Alimentação Infantil para uso no Brasil. Methods Os dados foram coletados em município do nordeste paulista, entre março e setembro de 2018. Sete juízes avaliaram a padronização idiomática, e 85 pais de crianças em idade pré-escolar realizaram a adaptação cultural. Results Entre os juízes, obteve-se concordância acima de 80% para 54 das 55 afirmações do questionário. Para os pais, o questionário é muito bom; não há dificuldade em utilizá-lo; a maioria compreendeu as frases afirmativas; e todos o julgaram de grande importância para o conhecimento da alimentação saudável da criança. A consistência interna foi estimada considerando o coeficiente Kuder-Richardson para variáveis dicotômicas; buscou-se também a correlação de cada item com o total. Obtiveram-se valores entre 0,72 e 0,76, ou seja, boa consistência, o que confirma a fidedignidade da versão brasileira do questionário. Conclusions O Questionário de Alimentação Infantil foi adaptado culturalmente com pais. Estudos futuros devem ser conduzidos em outras realidades brasileiras para permitir a ampla utilização do questionário. Ele contribui para fomentar a implementação de melhores práticas na alimentação infantil que favoreçam crescimento e desenvolvimento saudáveis, assim como para estimular hábitos saudáveis nas famílias brasileiras e a redução dos quadros de sobrepeso e obesidade infantil no país.

Resumen traducido por

Objetivo Este estudo metodológico objetivou realizar a adaptação cultural do Questionário de Alimentação Infantil para uso no Brasil. Métodos Os dados foram coletados no município do nordeste paulista, entre março e setembro de 2018. Sete juízes avaliaram a padronização idiomática, e 85 pais de crianças em idade pré-escolar realizaram a adaptação cultural. Resultados Entre os juízes, obtiveram-se concordância acima de 80% para 54 das 55 afirmações do questionário. Para os pais, o questionário é muito bom; não há dificuldade em utilizá-lo; a maioria compreendeu as frases afirmativas; e todos o consideraram de grande importância para o conhecimento da alimentação saudável da criança. A consistência interna foi estimada considerando o coeficiente Kuder-Richardson para variáveis ​​dicotômicas; buscou-se também a brilho de cada item com o total. Obtiveram-se valores entre 0,72 e 0,76, ou seja, boa consistência, o que confirma a fidedignidade da versão brasileira do questionário. Conclusões O Questionário de Alimentação Infantil foi adaptado culturalmente com os pais. Estudos futuros devem ser conduzidos em outras realidades brasileiras para permitir a ampla utilização do questionário. Ele contribui para fomentar a melhoria de melhores práticas na alimentação infantil que favoreçam o crescimento e o desenvolvimento saudável, assim como para estimular hábitos saudáveis ​​nas famílias brasileiras e a redução dos quadros de sobrepeso e obesidade infantil no país.