Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Sugar-sweetened beverage intakes among adults between 1990 and 2018 in 185 countries

Favoritos de PBO Artigo de periódico
Sugar-sweetened beverage intakes among adults between 1990 and 2018 in 185 countries
2023
Acusar erro

Hoja de publicación

Nome da publicação: Sugar-sweetened beverage intakes among adults between 1990 and 2018 in 185 countries

Autores: Laura Lara-Castor, et al.

Fuente: Nature Communications

Publicado en: 2023

Tipo de archivo: Artigo de periódico

Tipo de estudio: Estudo observacional

Enlace al original

Resumen

A análise do Banco de Dados Dietéticos Global revelou que o consumo de bebidas adoçadas foi mais comum entre homens do que entre mulheres, em pessoas mais jovens em comparação com as mais velhas, em indivíduos com maior nível de educação em contraste com os menos instruídos, e em áreas urbanas em comparação com as áreas rurais. A região africana subsaariana apresentou o maior aumento no consumo de SBBs, enquanto a América Latina e o Caribe permanecem como os maiores consumidores desse tipo de produto.

Resumen traducido por

Uma análise do Banco de Dados Dietéticos Global revelou que o consumo de bebidas adoçadas era mais comum entre homens do que entre mulheres, em pessoas mais jovens em comparação com as mais velhas, em indivíduos com maior nível de educação em contraste com os menos instruídos, e em áreas urbanas em comparação com as áreas rurais. A região africana subsaariana apresentou o maior aumento no consumo de SBBs, enquanto a América Latina e o Caribe permaneceram como os maiores consumidores desse tipo de produto.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Conheça os planos de assinatura aqui

Por que o tema é relevante?

Bebidas adoçadas (SSBs) são de grande preocupação devido à sua relação com obesidade e outras doenças crônicas não-transmissíveis, além da falta de benefícios nutricionais compensatórios e do marketing intensivo direcionado a populações tradicionalmente marginalizadas. No entanto, a maioria dos países não tem estimativas recentes do consumo de SSB, o que dificulta a análise das tendências de consumo nas últimas décadas.

Qual é o objetivo do artigo?

Investigar o consumo de bebidas adoçadas por adultos em 185 países no período de 1990 a 2018.

Quais as principais conclusões?

A análise do Banco de Dados Dietéticos Global (GDD) mostrou diferenças significativas em relação ao consumo de bebidas açucaradas: foi mais frequente entre homens do que entre mulheres, em pessoas mais jovens em comparação com as mais velhas, em indivíduos com maior nível de educação em contraste com os menos instruídos, e em áreas urbanas em comparação com as áreas rurais. As maiores variações, em relação ao nível de educação e urbanização, foram notadas na África Subsaariana. Esta região também apresentou o maior aumento no consumo de bebidas açucaradas entre 1990 e 2018, com um crescimento de 2,99 porções por semana durante esse período, enquanto a média global ficou em 0,37 porções por semana. Por outro lado, a América Latina e o Caribe, que já registravam um alto consumo de SSB, apresentaram uma redução geral nesse aspecto.

Em 2018, a América Latina e o Caribe registraram um consumo médio de 7,8 porções por semana, alcançando 11,1 porções semanais entre jovens com idades entre 20 e 24 anos (equivalente a 1,6 porções por semana ou 577 porções por ano). No Brasil, a média de ingestão varia de 3,5 a 5,5 porções por semana. Conforme estabelecido pela nova regulamentação de rotulagem de alimentos, os produtos que contenham excesso de açúcar agora são obrigados a incluir um rótulo frontal indicando “alto teor de açúcar adicionado”.