Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

A complexidade da obesidade e o processo de viver após a cirurgia bariátrica: uma questão de saúde coletiva

Artigo de periódico
A complexidade da obesidade e o processo de viver após a cirurgia bariátrica: uma questão de saúde coletiva
2011
Acusar erro

Hoja de publicación

Nome da publicação: A complexidade da obesidade e o processo de viver após a cirurgia bariátrica: uma questão de saúde coletiva

Publicado en: 2011

Tipo de archivo: Artigo de periódico

Enlace al original

Resumen

O conhecimento dos altos índices de pessoas obesas submetidas à cirurgia bariátrica como tratamento da obesidade, gerou a necessidade de realizar um estudo com o objetivo de conhecer as repercussões desse tratamento na saúde de um grupo de indivíduos a ele submetidos. Os dados foram coletados por entrevista em profundidade, com foco na identificação da história da situação de obesidade que gerou a decisão pela cirurgia e o processo de viver o cotidiano após esse tratamento. A análise mostrou que as constantes dificuldades e frustrações no combate da obesidade e a expectativa da cura definitiva geraram, naquele grupo, a decisão de se submeter à cirurgia. Entretanto, a vida após esse tratamento, ainda se caracterizava como um processo contínuo de enfrentamentos, com mais desafios para reaprender a viver o cotidiano e resgatar a saúde integral. Esse contexto implica, também, desafios para a equipe de saúde; envolve maior investimento na saúde coletiva, aperfeiçoamento nas estratégias de prevenção e controle de obesidade da população e também ações de cuidado integral àqueles indivíduos. Tal complexidade exige atuação interdisciplinar com olhar sincronizado com as questões afetivas e socioculturais dessa população.

Resumen traducido por

O conhecimento dos altos índices de pessoas obesas submetidas à cirurgia bariátrica como tratamento da obesidade, gerou a necessidade de realizar um estudo com o objetivo de conhecer as repercussões desse tratamento na saúde de um grupo de indivíduos a ele submetidos. Os dados foram encontrados por entrevista em profundidade, com foco na identificação da história da situação de obesidade que gerou a decisão pela cirurgia e o processo de viver o cotidiano após esse tratamento. A análise mostrou que as constantes dificuldades e frustrações no combate à obesidade e a expectativa da cura definitiva geraram, naquele grupo, a decisão de se submeter à cirurgia. Entretanto, a vida após esse tratamento, ainda se caracterizava como um processo contínuo de enfrentamentos, com mais desafios para reaprender a viver o cotidiano e resgatar a saúde integral. Esse contexto implica, também, desafios para a equipe de saúde; envolve maior investimento na saúde coletiva, aprimoramento nas estratégias de prevenção e controle da obesidade da população e também ações de cuidado integral para os indivíduos. Tal complexidade exige atuação interdisciplinar com olhar sincronizado com as questões afetivas e socioculturais dessa população.