Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

A digital health behavior intervention to prevent childhood obesity: the greenlight plus randomized clinical trial

Favoritos de PBO Artigo de periódico
A digital health behavior intervention to prevent childhood obesity: the greenlight plus randomized clinical trial
2024
Acusar erro

Hoja de publicación

Nome da publicação: A digital health behavior intervention to prevent childhood obesity: the greenlight plus randomized clinical trial

Autores: William J. Heerman, Russell L. Rothman, Lee M. Sanders, Jonathan S. Schildcrout, Kori B. Flower, Alan M. Delamater, Melissa C. Kay, Charles T. Wood, Rachel S. Gross, Aihua Bian, Laura E. Adams, Evan C. Sommer, H. Shonna Yin, Eliana M. Perrin, Greenlight Investigators, Belen De La Barrera, Malakha Bility, Michelle Cruz Jimenez Smith, Evelyn F. Cruzatte, Gabriela Guevara, Janna B. Howard, Jacarra Lampkin, Colin J. Orr, Jennifer Pilotos McBride, Lourdes Quintana Forster, Kimberly S. Ramirez, Javier Rodriguez, Samantha Schilling, W. Elizabeth Shepard, Altagracia Soto, Jessica J. Velazquez, Shelby Wallace

Fuente: JAMA

Publicado en: 2024

Tipo de archivo: Artigo de periódico

Tipo de estudio: Ensaio clínico

Enlace al original

Resumen

Infant growth predicts long-term obesity and cardiovascular disease. Previous interventions designed to prevent obesity in the first 2 years of life have been largely unsuccessful. Obesity prevalence is high among traditional racial and ethnic minority groups. To compare the effectiveness of adding a digital childhood obesity prevention intervention to health behavior counseling delivered by pediatric primary care clinicians. A health literacy–informed digital intervention improved child weight-for-length trajectory across the first 24 months of life and reduced childhood obesity at 24 months. The intervention was effective in a racially and ethnically diverse population that included groups at elevated risk for childhood obesity.

Resumen traducido por

O crescimento infantil prevê obesidade de longo prazo e doenças cardiovasculares. Intervenções anteriores projetadas para prevenir a obesidade nos primeiros 2 anos de vida foram amplamente malsucedidas. A prevalência da obesidade é alta entre grupos raciais e étnicos minoritários tradicionais. Comparar a eficácia da adição de uma intervenção digital de prevenção da obesidade infantil ao aconselhamento sobre comportamento de saúde oferecido por clínicos de cuidados primários pediátricos. Uma intervenção digital informada sobre alfabetização em saúde melhorou a trajetória de peso para comprimento da criança ao longo dos primeiros 24 meses de vida e reduziu a obesidade infantil aos 24 meses. A intervenção foi eficaz em uma população racial e etnicamente diversa que incluía grupos com risco elevado de obesidade infantil.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Conheça os planos de assinatura aqui

Por que o tema é relevante?

A obesidade infantil está associada a sérios riscos de saúde a longo prazo, a importância de intervenções precoces, já que os primeiros anos de vida, são cruciais para o desenvolvimento de comportamentos de saúde, que podem mitigar o risco de obesidade ao longo da vida​.

Qual é o objetivo do estudo?

Avaliar a eficácia de uma intervenção digital voltada para a prevenção da obesidade infantil, combinada com aconselhamento de saúde realizado por pediatras, em comparação com o aconselhamento tradicional isolado. 

Quais as principais conclusões?

O estudo observou dois grupos de intervenção com pais e crianças com até 24 meses de idade, sendo um deles apenas orientado com aconselhamento tradicional durante visitas pediátricas e o outro que além do aconselhamento somou-se uma intervenção digital, incluindo mensagens de texto personalizadas e um painel online.
Ao observar a intervenção digital junto com o aconselhamento clínico notou-se que as trajetórias de IMC infantil apresentavam índices mais saudáveis que no grupo que recebeu apenas o aconselhamento tradicional. No grupo com intervenção, foi observada uma redução de 54% na chance de desenvolver obesidade infantil nesse período, segundo os critérios da OMS.
A intervenção, ao apoiar os pais no estabelecimento e monitoramento de metas de saúde, oferece feedback contínuo e acesso a recursos educacionais, que resultam em maior eficácia na melhoria do IMC até 24 meses, com redução no índice de obesidade, especialmente entre grupos vulneráveis e famílias com insegurança alimentar. Os efeitos foram mais evidentes em famílias com baixa educação em saúde, sugerindo que a abordagem digital é particularmente mais efetiva em populações vulneráveis, destacando seu potencial para reduzir disparidades de saúde e prevenir a obesidade infantil em larga escala.