Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Defining success in adult obesity management: A systematic review and framework synthesis of clinical practice guidelines

Favoritos de PBO Artigo de periódico
Defining success in adult obesity management: A systematic review and framework synthesis of clinical practice guidelines
2024
Acusar erro

Hoja de publicación

Nome da publicação: Defining success in adult obesity management: A systematic review and framework synthesis of clinical practice guidelines

Autores: Nicole Juul-Hindsgaul, Zahra Alalwani, Anne-Marie Boylan, Jamie Hartmann-Boyce, David Nunan

Fuente: Clinical Obesity

Publicado en: 2024

Tipo de archivo: Artigo de periódico

Tipo de estudio: Revisão

Enlace al original

Resumen

A obesidade é uma doença crônica e complexa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, atualmente, não há uma definição padrão de sucesso para o manejo da obesidade.

Resumen traducido por

A obesidade é uma doença crônica e complexa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Atualmente, não existe uma definição padrão de sucesso para o manejo da obesidade. Pretendemos completar uma síntese das diretrizes de prática clínica para o manejo da obesidade para populações adultas, com o objetivo de fornecer uma análise quantitativa descritiva e qualitativa das definições de sucesso nas diretrizes de prática clínica. A revisão reforçou que o sucesso é um conceito inerentemente subjetivo e complexo. A definição de sucesso é limitada pelos estudos existentes que se concentram na perda de peso e se beneficiariam de pesquisas adicionais sobre diferentes resultados. Da mesma forma, a relação entre as pessoas que vivem com obesidade e os seus médicos deve ser mais explorada para compreender como a definição de sucesso é controlada, discutida e enquadrada num ambiente clínico.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Conheça os planos de assinatura aqui

Por que o tema é relevante?

A obesidade é uma doença crônica e complexa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, atualmente, não há uma definição padrão de sucesso para o manejo da obesidade.

Qual é o objetivo do artigo?

Fornecer uma análise quantitativa e qualitativa de definições de sucesso em diretrizes de prática clínica relacionadas à obesidade.

Quais as principais conclusões?

O estudo revisou um total de 16 diretrizes, abrangendo 12 países, uma diretriz global e uma diretriz europeia, publicadas entre 2000 e 2020. As definições de sucesso mais comuns foram relacionadas à perda de peso (por exemplo, % do peso corporal) ou a resultados de saúde (por exemplo, redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares)

Estas definições foram analisadas em relação à cirurgia bariátrica, intervenções de estilo de vida, farmacoterapia e manejo da obesidade, sendo categorizadas como indefinidas quando não especificadas. Observou-se que as definições associadas aos resultados de saúde foram mais presentes no contexto do manejo da obesidade em geral e da cirurgia bariátrica, enquanto os objetivos relacionados à perda de peso estiveram mais evidentes no manejo da obesidade. Não foi encontrada uma definição padrão de sucesso nas diretrizes, e não foram observadas inconsistências entre elas

A análise descritiva revelou que o sucesso não foi explicitamente definido, mas sim abordado como metas ou recomendações, ou inferido ao descrever o fracasso. Apesar de as diretrizes serem direcionadas principalmente para profissionais da saúde, também incluíam pessoas vivendo com obesidade como público-alvo, embora a linguagem e o conteúdo refletissem predominantemente a perspectiva clínica.