Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Políticas de Saúde e de Segurança Alimentar e Nutricional: desafios para o controle da obesidade infantil

Artigo de periódico
Políticas de Saúde e de Segurança Alimentar e Nutricional: desafios para o controle da obesidade infantil
2018
Acusar erro

Hoja de publicación

Nome da publicação: Políticas de Saúde e de Segurança Alimentar e Nutricional: desafios para o controle da obesidade infantil

Publicado en: 2018

Tipo de archivo: Artigo de periódico

Enlace al original

Resumen

O estudo analisou as ações de prevenção e controle da obesidade infantil, especialmente as de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS), que integram Políticas do governo federal brasileiro nos últimos 15 anos. Foram analisados todos os documentos que apresentam ações de PAAS no âmbito das políticas de saúde e segurança alimentar e nutricional a partir das seguintes dimensões: (1) a abordagem das ações de PAAS; (2) os condicionantes da obesidade que pretendem afetar e (3) as potenciais disputas de interesses. As principais ações de PAAS identificadas visam fomentar: a educação alimentar e nutricional; os sistemas produtivos de base agroecológica; a agricultura familiar; a acessibilidade alimentar; os ambientes saudáveis e as ações regulatórias. Essas ações interferem em diferentes condicionantes da obesidade infantil, apresentam distintas concepções sobre o problema e afetam distintos interesses. Destacam-se as disputas entre os interesses das corporações comerciais de alimentos processados e do agronegócio e os setores governamentais e societários norteados pelos objetivos de PAAS. As ações voltadas para a regulamentação das compras e espaços públicos, além da publicidade de produtos não saudáveis para crianças, são as que melhor expressam os interesses em disputa.

Resumen traducido por

O estudo analisou as ações de prevenção e controle da obesidade infantil, especialmente as de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS), que integram as Políticas do governo federal brasileiro nos últimos 15 anos. Foram analisados ​​todos os documentos que apresentam ações do PAAS no âmbito das políticas de saúde e segurança alimentar e nutricional a partir das seguintes dimensões: (1) uma abordagem das ações do PAAS; (2) as condicionantes da obesidade que pretendem afetar e (3) as potenciais disputas de interesses. As principais ações do PAAS identificadas visam fomentar: a educação alimentar e nutricional; os sistemas produtivos de base agroecológica; um familiar agrícola; a acessibilidade alimentar; os ambientes saudáveis ​​e as ações regulatórias. Essas ações interferem em diferentes condicionantes da obesidade infantil, apresentam concepções distintas sobre o problema e têm interesses diferentes. Destacam-se as disputas entre os interesses das corporações comerciais de alimentos processados ​​e do agronegócio e os setores governamentais e societários norteados pelos objetivos do PAAS. As ações apresentadas para a regulamentação das compras e dos espaços públicos, além da publicidade de produtos não saudáveis ​​para as crianças, são as que melhor expressam os interesses em disputa.