Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Boletim

Boletim PBO

Boletim PBO: acompanhe o que realmente importa do universo da obesidade

Boletim PBO
Edição nº 05/2024 #62

Boletim PBO

  1. Publicado em: 27 de fev de 2024

  2. Período: De 09 a 22 de fevereiro/2024

  3. Resenhas desta edição:
    1. Plano estratégico de difusão, disseminação e implementação do guia de atividade física para a população brasileira: documento orientativo às instituições de ensino superior

      Autores: Ministério da Saúde

      Fonte: Ministério da Saúde

      Publicado em: 2024

      País: Brasil

      Tipo de arquivo: Documento

    2. Global prevalence of adolescent use of nonprescription weight-loss products: a systematic review and meta-analysis

      Autores: Natasha Yvonne Hall, Dhanushi Madhushani Hetti Pathirannahalage, Cathy Mihalopoulos, S. Bryn Austin, Long Le

      Fonte: JAMA Network Open

      Publicado em: 2024

      Tipo de arquivo: Artigo de periódico

      Tipo de estudo: Revisão

Acessar em PDF

Destaques do período

Eventos

  • O Painel Brasileiro da Obesidade (PBO) manteve o ciclo de eventos semanais com as atividades:

Publicação

Fique de olho

Agenda do Painel Brasileiro da Obesidade:

Fique de olho em nosso canal do Youtube! 

Quinta-feira, às 11h.

  • 29 de fevereiro. Live “Percepção dos profissionais de saúde sobre a obesidade na Atenção Primária à Saúde (APS)” com a presença de Doralice Ramos,  analista de saúde do Painel Brasileiro da Obesidade;
  • 07 de março. Live “Extensão universitária sobre obesidade e cirurgia bariátrica” com a convidada Ana Paula Ribeiro Ferreira, assistente social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
  • 14 de março. Live “Estigma relacionado ao peso corporal: da compreensão  teórica à mudança no cuidado em saúde” com Fernanda Scagliusi, professora da Universidade de São Paulo (USP).

Plano estratégico de difusão, disseminação e implementação do guia de atividade física para a população brasileira: documento orientativo às instituições de ensino superior

Autores: Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
Publicado em: 2023
País: Brasil
Tipo de arquivo: Documento
Link para o original

Por que o tema é relevante?

O Guia de Atividade Física para a População Brasileira foi lançado em 2021 pelo Ministério da Saúde com o objetivo de fornecer diretrizes acessíveis para promover uma vida ativa e saudável, prevenindo doenças relacionadas à inatividade física. Quase 3 anos após seu lançamento, este documento instrutivo busca destacar ações que podem contribuir para sua efetiva implementação.

Qual é o objetivo do documento?

Apresentar estratégias que as instituições de ensino superior (IES) podem adotar para ampliar e aprimorar o alcance do Guia de Atividade Física para a População Brasileira.

Quais as principais conclusões?

O documento foi elaborado em cinco eixos e 14 estratégias, abrangendo ensino, pesquisa, extensão, comunicação e ações intersetoriais. Contou com a participação de docentes experientes na área, provenientes de diversos setores de atuação. As sugestões devem ser adaptadas ao contexto local e à autonomia universitária.

No contexto do ensino, é proposto utilizar o Guia como referência bibliográfica nas disciplinas de formação profissional, integrando-o aos componentes curriculares teóricos e práticos. Na pesquisa, o Guia pode servir como base teórica para o planejamento e desenvolvimento de pesquisas, incentivando estudos de monitoramento e avaliação da implementação de suas recomendações. Em projetos de extensão, sugere-se a disseminação do Guia em diversos formatos, como encontros, mídias sociais, cartilhas, cartazes e folderes educativos, além de sua divulgação em eventos e feiras. Também se propõe a capacitação de profissionais de saúde utilizando o conteúdo do Guia e seus documentos complementares. Os veículos de comunicação podem utilizar seu conteúdo para criar infográficos, templates e realizar lives e vídeos curtos para divulgação. No âmbito das ações intersetoriais, é essencial identificar colaboradores e redes parceiras para criar ambientes propícios à prática de atividade física, disseminar o Guia e envolver atores influentes para promover um estilo de vida mais ativo.

Global prevalence of adolescent use of nonprescription weight-loss products: a systematic review and meta-analysis

Autores: Natasha Yvonne Hall, Dhanushi Madhushani Hetti Pathirannahalage, Cathy Mihalopoulos, S. Bryn Austin, Long Le
Fonte: JAMA Network Open
Publicado em: 2024
Tipo de arquivo: Artigo de periódico
Tipo de estudo: Revisão
Link para o original

Por que o tema é relevante?

Comportamentos não saudáveis de controle de peso, especialmente entre adolescentes, aumentam o risco de ganho de peso não saudável na vida adulta e estão associados a um maior risco de desenvolver transtornos alimentares. Esses comportamentos também afetam negativamente a autoestima, saúde mental e alimentação. Portanto, é fundamental compreender e identificar esses comportamentos desde cedo.

Qual é o objetivo do artigo?

Determinar a prevalência global do uso de produtos e medicamentos para perda de peso sem prescrição médica em crianças e adolescentes.

Quais as principais conclusões?

Os resultados desta meta-análise indicam que o uso global de produtos para perda de peso sem prescrição foi de 5,3%. Entre adolescentes, a prevalência do uso desses produtos variou de 2,0% (na última semana) a 8,9% (ao longo da vida), sendo mais comum entre as meninas. Quase 1 em cada 10 adolescentes do sexo feminino utilizou um produto para perda de peso durante a vida e no último ano. As pílulas dietéticas foram as mais utilizadas (6,0%), seguidas por laxantes (4,0%) e diuréticos (2,0%). A prevalência do uso de produtos para perda de peso foi maior na América do Norte em comparação com Ásia e Europa, e maior na Ásia em comparação com a Europa. Diante das questões de saúde individuais e públicas relacionadas ao uso de produtos para perda de peso sem prescrição entre adolescentes, intervenções são necessárias para prevenir e regular seu uso nessa população.