Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Missed diagnosis: a major barrier to patient access to obesity healthcare in the primary care setting

Favoritos do PBO Artigo de periódico
Missed diagnosis: a major barrier to patient access to obesity healthcare in the primary care setting
2024
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: Missed diagnosis: a major barrier to patient access to obesity healthcare in the primary care setting

Autores: Michal Kasher Meron; Sapir Eizenstein2, Tali Cukierman-Yaffe2,3 and Dan Oieru 2,4

Fonte: International Journal of Obesity

Publicado em: 2024

Tipo de arquivo: Artigo de periódico

Link para o original

Resumo

To investigate whether individuals with an elevated BMI measurement, for whom a diagnosis of overweight or obesity (OW/OB) is not recorded, are less likely to be offered clinical care for obesity compared to those with a recorded diagnosis. Beyond BMI measurement, a recorded diagnosis of OW/OB is associated with statistically and clinically significant higher rates of performance of obesity care and intervention. Undiagnosed OW/OB presents a significant clinical opportunity, as recording a diagnosis of OW/OB would predict improved patient access to obesity healthcare and improved clinical outcomes.

Resumo traduzido por

Investigar se indivíduos com IMC elevado, para os quais não há diagnóstico de sobrepeso ou obesidade (SO/OB), têm menor probabilidade de receber atendimento clínico para obesidade em comparação com aqueles com diagnóstico registrado. Além da medição do IMC, um diagnóstico registrado de EP/OB está associado a taxas mais altas estatisticamente e clinicamente significativas de desempenho de cuidados e intervenções na obesidade. OW/OB não diagnosticado apresenta uma oportunidade clínica significativa, pois o registro de um diagnóstico de EP/OB preveria melhor acesso do paciente aos cuidados de saúde para obesidade e melhores resultados clínicos.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Conheça os planos de assinatura aqui

Por que o tema é relevante?

A obesidade é uma condição crônica associada a um risco aumentado de morbidade e mortalidade. A identificação correta da obesidade no cenário de atenção primária é crucial para o manejo eficaz e oportuno desta doença. 

Qual é o objetivo do estudo?

Investigar se indivíduos com uma medida de índice de massa corporal (IMC) elevada, mas sem um diagnóstico registrado de sobrepeso ou obesidade, recebem menos cuidados clínicos para a doença em comparação com aqueles com um diagnóstico registrado no prontuário médico.

Quais as principais conclusões?

O registro do diagnóstico médico de sobrepeso ou obesidade (CID E-66) no prontuário está diretamente ligado a uma melhor abordagem clínica e gerenciamento da condição. Pessoas com esse diagnóstico têm 18% mais chances de serem submetidas a avaliações para complicações metabólicas associadas à obesidade, como exames de pressão arterial, testes de glicemia de jejum e análise do perfil lipídico, dentro de três meses após o diagnóstico. Além disso, elas quase dobram suas chances de receber intervenções para perda de peso e acompanhamento clínico, incluindo encaminhamentos para nutricionistas, consultas para cirurgia bariátrica e/ou prescrições de medicamentos anti-obesidade.

O estudo também destacou disparidades no diagnóstico e tratamento com base no sexo e idade. Homens e indivíduos mais velhos demonstraram taxas mais baixas de intervenções para perda de peso e acompanhamento, enquanto os mais jovens apresentaram uma menor probabilidade de serem avaliados para complicações metabólicas.