Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Obesity impact on dyspnea in COPD patients

Favoritos do PBO Artigo de periódico
Obesity impact on dyspnea in COPD patients
2024
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: Obesity impact on dyspnea in COPD patients

Autores: Alexis Dupuis, Aurore Thierry, Jeanne-Marie Perotin, Julien Ancel, Valérian Dormoy, Sandra Dury, Gaëtan Deslée, Claire Launois

Fonte: International Journal of Chronic Obstructive Pulmonary Disease

Publicado em: 2024

Tipo de arquivo: Artigo de periódico

Link para o original

Resumo

The role of obesity on dyspnea in chronic obstructive pulmonary disease (COPD) patients remains unclear. We aimed to provide an assessment of dyspnea in COPD patients according to their Body Mass Index (BMI) and to investigate the impact of obesity on dyspnea according to COPD severity. By contrast with non-obese patients, dyspnea did not increase with spirometric GOLD grades in obese patients. This might be explained by a reduced lung hyperinflation related to the mechanical effects of obesity and a less severe emphysema in severe COPD patients with obesity.

Resumo traduzido por

O papel da obesidade na dispneia em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) permanece obscuro. Nosso objetivo foi fornecer uma avaliação da dispneia em pacientes com DPOC de acordo com seu Índice de Massa Corporal (IMC) e investigar o impacto da obesidade na dispneia de acordo com a gravidade da DPOC. Em contraste com pacientes não obesos, a dispneia não aumentou com os graus GOLD espirométricos em pacientes obesos. Isso pode ser explicado por uma hiperinsuflação pulmonar reduzida relacionada aos efeitos mecânicos da obesidade e um enfisema menos grave em pacientes com DPOC grave com obesidade.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Conheça os planos de assinatura aqui

Por que o tema é relevante?

O estudo aborda a relação entre obesidade e dispneia em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Ambas as condições são prevalentes e afetam milhões de pessoas em todo o mundo, com impactos significativos na saúde respiratória.

Qual é o objetivo do estudo?

Avaliar a intensidade da dispneia em pacientes com DPOC de acordo com seu IMC e investigar como a obesidade pode modificar a relação entre a dispnéia e a gravidade da doença. 

Quais as principais conclusões?

A obesidade está associada a alterações na mecânica respiratória, como uma redução no volume de reserva expiratória (ERV), o que pode diminuir a hiperinflação pulmonar. Essa característica pode oferecer uma vantagem mecânica, melhorando a ventilação em pacientes com DPOC. Contudo, a dispneia permanece um sintoma central e debilitante nesses pacientes. 

Sendo a gravidade da DPOC frequentemente avaliada pela classificação GOLD, baseada na obstrução do fluxo aéreo (FEV1), tem por objetivo guiar as decisões terapêuticas com base no fluxo aéreo e no impacto da doença na qualidade de vida e na frequência de exacerbações, nesse estudo 43% dos pacientes estavam no GOLD 2-moderado sendo a obesidade mais comum nos graus 1 e 2 do GOLD. Embora a percepção de dispnéia não aumente de forma proporcional à gravidade da obstrução, como ocorre em pessoas com peso normal, os sintomas respiratórios permanecem associados ao fluxo aéreo, hiperinsuflação estática, capacidade de difusão e ansiedade/depressão.
Outro ponto destacado é que a obesidade parece estar associada a uma menor presença de enfisema nos pulmões, o que contribui para uma menor gravidade dos sintomas respiratórios. Em pacientes obesos, houve também uma tendência a melhores índices na capacidade de difusão pulmonar, o que pode indicar uma interface alvéolo-capilar mais preservada e eficiente para a troca gasosa.