Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Laryngopharyngeal reflux: the impact of obesity

Favoritos do PBO Artigo de periódico
Laryngopharyngeal reflux: the impact of obesity
2025
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: Laryngopharyngeal reflux: the impact of obesity

Autores: Abdul Latif H. Hamdan, Mary J. Hawkshaw, Robert T. Sataloff

Fonte: World Journal of Otorhinolaryngology - Head and Neck Surgery

Publicado em: 2025

Tipo de arquivo: Artigo de periódico

Tipo de estudo: Revisão

Link para o original

Resumo

Este artigo fornece uma visão geral das doenças do refluxo gastroesofágico (DRGE) e laringofaríngeo (LPRD) no contexto da obesidade como entidade de confusão. Uma revisão detalhada da apresentação clínica, patogênese, diagnóstico e tratamento da doença do refluxo laringofaríngeo pode ser encontrada em outros artigos. A associação entre obesidade e doença do refluxo gastroesofágico está bem estabelecida, e existe uma associação semelhante entre obesidade e doença do refluxo laringofaríngeo (LPRD). O refluxo deve ser investigado em pacientes obesos com queixas vocais, e a redução de peso deve ser recomendada em pacientes com diagnóstico de LPRD.

Resumo traduzido por

Este artigo fornece uma visão geral das doenças do refluxo gastroesofágico (DRGE) e laringofaríngeo (LPRD) no contexto da obesidade como entidade de confusão. Uma revisão detalhada da apresentação clínica, patogênese, diagnóstico e tratamento da doença do refluxo laringofaríngeo pode ser encontrada em outros artigos. A associação entre obesidade e doença do refluxo gastroesofágico é bem obrigatória, e existe uma associação semelhante entre obesidade e doença do refluxo laringofaríngeo (LPRD). O refluxo deve ser investigado em pacientes obesos com queixas vocais, e a redução de peso deve ser indicada em pacientes com diagnóstico de LPRD.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Conheça os planos de assinatura aqui

Por que o tema é relevante?

O refluxo laringofaríngeo é uma condição clínica afetada pela obesidade, visto que há evidências indicando uma associação entre obesidade e doenças relacionadas ao refluxo, como a doença do refluxo gastroesofágico. 

Qual é o objetivo do estudo?

Analisar a literatura existente sobre a associação entre obesidade e refluxo laringofaríngeo e seus mecanismos fisiopatológicos.

Quais as principais conclusões?

O artigo destaca a associação entre obesidade, refluxo gastroesofágico e laringofaríngeo, indicando que indivíduos com obesidade, com o refluxo gastroesofágico, possuem maior risco de desenvolver sintomas laringofaríngeos.
A obesidade contribui para o desenvolvimento e agravamento do refluxo gastroesofágico e laringofaríngeo devido o aumento da pressão intra-abdominal, causado pelo acúmulo de gordura visceral, que favorece o retorno do conteúdo gástrico ao esôfago e à laringe. Além disso, ela também está associada à disfunção do esfíncter esofágico inferior, cuja função é impedir a ascensão do ácido gástrico, mas com redução da pressão basal e aumento dos relaxamentos transitórios, facilita o refluxo mesmo sem deglutição.
Outro fator importante é a presença de hérnia hiatal e o retardo no esvaziamento gástrico, ambos mais frequentes em indivíduos com obesidade, que agravam o quadro. Alterações hormonais, como o aumento do estrogênio em mulheres, e dietas ricas em gorduras, que reduzem o tônus do esfíncter esofágico inferior e prolongam o esvaziamento gástrico, também contribuem para o refluxo.
Por fim, a obesidade desencadeia um estado inflamatório sistêmico, exacerbando a inflamação das mucosas esofágica e laringofaríngea. Dado o papel multifatorial da obesidade tanto o início quanto na progressão do refluxo, o manejo clínico de pacientes precisa incluir a avaliação do refluxo e estratégias para redução de peso, visando à prevenção e ao tratamento dos sintomas e à preservação da saúde vocal.