Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Interventions for preventing obesity in children

Artigo de periódico
Interventions for preventing obesity in children
2019
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: Interventions for preventing obesity in children

Autores: Tamara Brown, Theresa HM Moore, Lee Hooper, Yang Gao, Amir Zayegh, Sharea Ijaz, Martha Elwenspoek, Sophie C Foxen, Lucia Magee, Claire "OMalley", Elizabeth Waters, Carolyn D Summerbell, {creatorType: editor, name: Cochrane Public Health Group

Fonte: Cochrane Database of Systematic Reviews

Publicado em: 2019

Tipo de arquivo: Artigo de periódico

Link para o original

Resumo

Introdução A prevenção da obesidade infantil é uma prioridade de saúde pública internacional dado o impacto significativo da obesidade nas doenças agudas e crônicas, na saúde em geral, no desenvolvimento e no bem‐estar dos indivíduos. Existe muita evidência internacional sobre intervenções para prevenir a obesidade e ela vem crescendo rapidamente. Esta é a atualização de uma revisão anterior. Objetivos Avaliar a efetividade de diversas intervenções com componentes de dieta ou de atividade física, ou ambos, para prevenir a obesidade em crianças. Métodos de busca Em junho de 2015 fizemos buscas nas seguintes bases de dados: CENTRAL, MEDLINE, Embase, PsychINFO e CINAHL. Fizemos a busca de junho de 2015 a janeiro de 2018 e também fizemos uma busca em plataformas de registros de ensaios clínicos. Critério de seleção Incluímos ensaios clínicos randomizados (ECRs) que testaram intervenções de dieta ou atividade física, ou intervenções combinadas de dieta e atividade física, para prevenir o excesso de peso ou obesidade em crianças (0‐17 anos). Os estudos deveriam trazer desfechos avaliados no mínimo 12 semanas a partir do início do estudo. Coleta dos dados e análises Dois autores, trabalhando de forma independente, avaliaram o risco de viés de cada estudo e avaliaram a qualidade geral da evidência usando o GRADE. Extraímos dados sobre desfechos de peso, características sociodemográficas, eventos adversos, processo de intervenção e custos. Combinamos os dados em metanálises seguindo as recomendações do Manual Cochrane de Revisões Sistemáticas de Intervenções. Apresentamos metanálises separadas por faixa etária para crianças de 0 a 5 anos, 6 a 12 anos e 13 a 18 anos para zIMC e IMC. Principais resultados Incluímos 153 RCTs, na sua maioria provenientes dos EUA ou da Europa. Treze estudos foram realizados em países de renda média‐alta (UMIC: Brasil, Equador, Líbano, México, Tailândia, Turquia, fronteira EUA‐México). Um estudo foi feito em um país de renda média baixa (LMIC: Egito). A maioria dos estudos (85) recrutou crianças de 6 a 12 anos de idade.Conclusão dos autores As intervenções que combinam dieta com atividade física podem reduzir o risco de obesidade (zIMC e IMC) em crianças de 0 a 5 anos de idade. Há evidência mais fraca, proveniente de um único estudo, que as intervenções dietéticas podem ser benéficas.

Resumo traduzido por

Introdução A prevenção da obesidade infantil é uma prioridade de saúde pública internacional dado o impacto significativo da obesidade em doenças agudas e crônicas, na saúde em geral, no desenvolvimento e no bem-estar dos indivíduos. Existe muita evidência internacional sobre práticas para prevenir a obesidade e ela vem crescendo rapidamente. Esta é uma atualização de uma revisão anterior. Objetivos Avaliar a efetividade de diversas disciplinas com componentes de dieta ou de atividade física, ou ambos, para prevenir a obesidade em crianças. Métodos de busca Em junho de 2015 fizemos buscas nas seguintes bases de dados: CENTRAL, MEDLINE, Embase, PsychINFO e CINAHL. Fizemos a busca de junho de 2015 a janeiro de 2018 e também fizemos uma busca em plataformas de registros de ensaios clínicos. Critério de seleção Inclui ensaios clínicos científicos (ECRs) que testaram disciplinas de dieta ou atividade física, ou disciplinas combinadas de dieta e atividade física, para prevenir o excesso de peso ou obesidade em crianças (0‐17 anos). Os estudos deverão trazer desfechos avaliados no mínimo 12 semanas a partir do início do estudo. Coleta de dados e análises Dois autores, trabalhando de forma independente, avaliaram o risco de viagens de cada estudo e avaliaram a qualidade geral da evidência usando o GRADE. Extraímos dados sobre estágios de peso, características sociodemográficas, eventos adversos, processo de intervenção e custos. Combinamos os dados em metanálises seguindo as recomendações do Manual Cochrane de Revisões Sistemáticas de Intervenções. Apresentamos metanálises separadas por faixa etária para crianças de 0 a 5 anos, 6 a 12 anos e 13 a 18 anos para zIMC e IMC. Principais resultados Incluímos 153 ECRs, na sua maioria provenientes dos EUA ou da Europa. Três estudos foram realizados em países de renda média‐alta (UMIC: Brasil, Equador, Líbano, México, Tailândia, Turquia, fronteira EUA‐México). Um estudo foi feito em um país de renda média baixa (PRMI: Egito). A maioria dos estudos (85) recrutou crianças de 6 a 12 anos de idade.Conclusão dos autores As intervenções que combinam dieta com atividade física podem reduzir o risco de obesidade (zIMC e IMC) em crianças de 0 a 5 anos de idade. Há evidências mais fracas, provenientes de um único estudo, de que as intervenções dietéticas podem ser benéficas.