Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Cadernos Obha: Interseccionalidades em alimentação e nutrição

Relatório
Cadernos Obha: Interseccionalidades em alimentação e nutrição
2021
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: Cadernos Obha: Interseccionalidades em alimentação e nutrição

Autores: Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA) e Fundação Oswaldo Cruz

Publicado em: 2021

Tipo de arquivo: Relatório

Link para o original

Resumo

Em celebração ao Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto, o Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA) lançou o 3º número dos Cadernos OBHA, com o tema “Interseccionalidade em Alimentação e Nutrição: desafios e conexões entre raça, classe, gênero e comida”. A publicação traz elementos e reflexões em torno dos desafios contemporâneos para o campo da alimentação e nutrição.



“Convidamos vocês a conhecer este conjunto de textos para refletir e aprofundar a conversa entre ciências sociais e alimentação e nutrição. Nesta edição, encontrarão resenhas, ensaios, poesias e entrevistas com temas que tratam de práticas de comensalidade que produzem comida de verdade e se reinventam, solidariamente, na luta cotidiana contra as desigualdades, a fome, o racismo e a insegurança alimentar e nutricional”, afirmam as pesquisadoras Anelise Rizzolo e Denise Oliveira e Silva no Editorial.



Alimentação como direito, fome, obesidade e formação do nutricionista são alguns dos assuntos abordados na edição. Além de textos em diferentes formatos, integrando ciência e arte, a edição traz uma entrevista em vídeo e o podcast Panela de Impressão. “A ciência cidadã deve produzir um conhecimento comprometido com a realidade e que permaneça em diálogo com a sociedade para provocar conscientização e transformação. A ousadia, a criatividade, o compromisso e a verdade não são antagônicos e precisam ser plurais”, também destaca o Editorial.