“I don’t want them to think that what they said matters”: How treatment – seeking adolescents with severe obesity cope with weight-based victimization
Nome da publicação: “I don’t want them to think that what they said matters”: How treatment – seeking adolescents with severe obesity cope with weight-based victimization
Autores: Órla Walsh, Elizabeth Dettmer, Andrea Regina, Linlei Ye, Jennifer Christian, Jill Hamilton, Alene Toulany
Fonte: Clinical Obesity
Publicado em: 2021
Tipo de arquivo: Artigo de periódico
Tipo de estudo: Estudo observacional
Link para o originalResumo
Trata-se de um estudo qualitativo que investigou como adolescentes com obesidade grave lidam com a vitimização. Uma estratégia é que eles defendem a si mesmos e àqueles que passam por situação semelhante ou, ainda, eles praticam "bullying". Outro aspecto é que tem atitudes evitativas, como se mostrarem fortes, negarem o seu estado, se isolarem ou se automutilarem. Essas estratégias estão relacionadas a prejuízos na saúde mental dos adolescentes.
Resumo traduzido por 
Trata-se de um estudo qualitativo que investigou como adolescentes com obesidade grave lidam com a vitimização. Uma estratégia é que eles defendem os mesmos e aqueles que passam por situação semelhante ou, ainda, eles praticam “bullying”. Outro aspecto é que há atitudes evitativas, como se mostrarem fortes, negarem o seu estado, se isolarem ou se automutilarem. Essas estratégias relacionadas a prejuízos na saúde mental dos adolescentes.
Conteúdo exclusivo para assinantes
Conheça os planos de assinatura aqui
Por que é importante?
O presente artigo foi publicado esse ano, pela renomada revista Clinical Obesity. O contexto dessa pesquisa diz respeito a estigmatização e a discriminação do peso como fatores de estresse crônicos entre adolescentes com obesidade e que geram um efeito profundo em seu bem-estar psicológico. A capacidade dos adolescentes de lidar de forma adaptativa com a percepção da estigmatização e discriminação do peso tem um impacto importante e de longa data em sua saúde mental.
Qual é objetivo?
Este estudo tem como objetivo explorar como adolescentes em busca de tratamento com obesidade grave lidam com a vitimização baseada no peso.
A metodologia de pesquisa utilizada por esse estudo foi a qualitativa, com uma abordagem analítica fenomenológica interpretativa, que oferece insights sobre como uma determinada pessoa, em um determinado contexto, dá sentido a determinados fenômenos, que geralmente estão relacionados a experiências de significado pessoal. Esse aspecto da metodologia ajudou a compreender os tópicos emocionalmente carregados, como a vitimização baseada no peso.
Quais as principais conclusões?
Foram realizadas 19 entrevistas com adolescentes de 16 a 19 anos matriculados no Sickkids Team for Obesity Management Program (STOMP), que é um programa específico para atender adolescentes com obesidade grave, com duração de 2 anos.
O diferencial desse estudo para a literatura existente é o fato de ser a primeira pesquisa qualitativa a explorar como adolescentes em busca de tratamento com obesidade grave lidam com a vitimização baseada no peso. Esses adolescentes costumam usar estratégias de enfrentamento evitativas, que afastam completamente a pessoa da situação estressante, para lidar com a vitimização baseada no peso, como por exemplo fingir uma aparência forte/seguro, negação, isolamento e automutilação.
Esses tipos de estratégias estão associadas a resultados negativos para a saúde mental e devem ser avaliadas ao aconselhar adolescentes obesos em busca de tratamento que sofreram vitimização baseada no peso.