Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Suporte social e expectativa de cuidado de idosos: associação com variáveis socioeconômicas, saúde e funcionalidade

Suporte social e expectativa de cuidado de idosos: associação com variáveis socioeconômicas, saúde e funcionalidade
2019
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: Suporte social e expectativa de cuidado de idosos: associação com variáveis socioeconômicas, saúde e funcionalidade

Autores: Leila Auxiliadora José de Sant’ Ana, Maria José D’Elboux

Fonte: Saúde em Debate

Publicado em: 2019

Link para o original

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar a associação entre suporte percebido e recebido e a expectativa de cuidado com as variáveis sociodemográficas, condições de saúde e funcionalidade dos idosos da comunidade do município de Várzea Grande, no estado de Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa transversal, realizada com 348 idosos. A coleta de dados foi efetivada por entrevistas, utilizando-se de um instrumento com questões sociodemográficas; estado de saúde; funcionalidade; e rede de suporte percebido e recebido. As análises foram realizadas pelos testes do Qui-quadrado ou Exato de Fisher. O suporte social foi avaliado positivamente entre os idosos, reconhecendo a família como principal provedora, principalmente as mulheres. A expectativa do cuidado foi associada ao cônjuge, por gênero, idade, estado civil e arranjo familiar, principalmente às filhas ou noras, enquanto os irmãos e o profissional pago foram pouco mencionados. Na velhice, há uma dependência maior do suporte, em razão da saúde e da incapacidade, entretanto, há uma tendência da redução da rede de apoio na idade avançada. É importante desenvolver estratégias de atenção aos idosos e cuidadores familiares. Espera-se que este estudo subsidie a implementação de ações de cuidados aos idosos.

Resumo traduzido por

Este estudo tem como objetivo avaliar a associação entre suporte percebido e recebido e a expectativa de cuidado com as variáveis ​​sociodemográficas, condições de saúde e funcionalidade dos idosos da comunidade do município de Várzea Grande, no estado de Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa transversal, realizada com 348 idosos. A coleta de dados foi efetivada por entrevistas, utilizando-se de um instrumento com questões sociodemográficas; estado de saúde; funcionalidade; e rede de suporte percebido e recebido. As análises foram realizadas pelos testes do Qui-quadrado ou Exato de Fisher. O suporte social foi avaliado positivamente entre os idosos, reconhecendo a família como provedora principal, principalmente as mulheres. A expectativa do cuidado foi associada à participação, por gênero, idade, estado civil e arranjo familiar, principalmente às filhas ou noras, enquanto os irmãos e o pagamento profissional foram pouco mencionados. Na velha, há uma dependência maior do suporte, por razão de saúde e de incapacidade, entretanto, há uma tendência de redução da rede de apoio na idade avançada. É importante desenvolver estratégias de atenção aos idosos e cuidadores familiares. Espera-se que este estudo subsidie ​​a implementação de ações de cuidados aos idosos.