Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

How images of food become cravingly salient in obesity

Favoritos do PBO Artigo de periódico
How images of food become cravingly salient in obesity
2023
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: How images of food become cravingly salient in obesity

Autores: Francantonio Devoto, Anna Ferrulli, Giuseppe Banfi, Livio Luzi, Laura Zapparoli, Eraldo Paulesu

Fonte: Obesity

Publicado em: 2023

Tipo de arquivo: Artigo de periódico

Link para o original

Resumo

O estudo analisou as mudanças na atividade cerebral no sistema de recompensa e sua possível relação com o desejo por comida. Os resultados mostraram como imagens de alimentos se tornam particularmente atrativas para pessoas com obesidade devido ao desequilíbrio na conectividade entre o sistema de recompensa do cérebro e as áreas visuais específicas e o córtex pré-frontal responsável pelo autocontrole.

Resumo traduzido por

O estudo analisou as mudanças na atividade cerebral no sistema de recompensa e sua possível relação com o desejo por comida. Os resultados mostraram como imagens de alimentos se tornam particularmente atrativas para pessoas com obesidade devido ao desequilíbrio na conectividade entre o sistema de recompensa do cérebro e as áreas específicas visuais e o córtex pré-frontal responsável pelo autocontrole.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Conheça os planos de assinatura aqui

Por que o tema é relevante?

Na neurociência, descobertas recentes indicam desequilíbrios no cérebro de pessoas com obesidade que afetam sua relação emocional com a comida. Nesse contexto, este estudo identificou duas vias anátomo-funcionais pelas quais os sinais relacionados à motivação alimentar na obesidade podem estar alterados.

Qual é o objetivo do artigo?

Analisar as mudanças na atividade cerebral no sistema de recompensa e sua possível relação com o desejo por comida.

Quais as principais conclusões?

Este estudo revela mudanças na conectividade do cérebro de pessoas com obesidade, especialmente na área responsável pela motivação e recompensa, conhecida como área tegmental ventral (VTA). Os pesquisadores observaram que a VTA apresenta uma conexão mais forte com regiões do cérebro responsáveis pelo processamento visual de imagens de alimentos, ao mesmo tempo em que sua conexão com áreas envolvidas no controle do desejo por comida é mais fraca. Essas alterações estão diretamente relacionadas ao desejo por comida, especialmente alimentos ricos em energia, e não têm correlação com impulsividade ou fatores como fome e apetite.

Essas descobertas contribuem para a compreensão de como imagens de alimentos se tornam particularmente atrativas para pessoas com obesidade devido ao desequilíbrio na conectividade entre o sistema de recompensa, áreas visuais específicas e o córtex pré-frontal responsável pelo autocontrole.