Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Experiences and expectations of obese older people on the care received in the primary health care network

Artigo de periódico
Experiences and expectations of obese older people on the care received in the primary health care network
2020
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: Experiences and expectations of obese older people on the care received in the primary health care network

Fonte: Revista Brasileira de Enfermagem

Publicado em: 2020

Tipo de arquivo: Artigo de periódico

Link para o original

Resumo

Objetivo: compreender as experiências e expectativas de pessoas idosas com obesidade relacionadas à assistência prestada no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Métodos: pesquisa fenomenológica que entrevistou 16 idosos com obesidade de um município de Minas Gerais, Brasil. Os depoimentos foram organizados em categorias e analisados segundo a fenomenologia social de Alfred Schütz e literatura temática. Resultados: emergiram as categorias: “O cuidado negligenciado à pessoa idosa com obesidade na Atenção Primária à Saúde”, “Atividades grupais como um modo de assistir pessoas idosas com obesidade na Atenção Primária à Saúde: um passado presente” e “Assistência longitudinal qualificada e centrada nas necessidades da pessoa idosa com obesidade”. Considerações finais: o atendimento integral e longitudinal ao idoso com obesidade na Atenção Primária à Saúde é dificultoso, existindo instabilidade na consolidação de políticas públicas, sinalizando a necessidade de vínculos efetivos entre os serviços da rede de atenção à saúde e entre profissionais e usuários.

Resumo traduzido por

Objetivo: compreender as experiências e expectativas de pessoas idosas com obesidade relacionadas à assistência prestada no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Métodos: pesquisa fenomenológica que entrevistou 16 idosos com obesidade de um município de Minas Gerais, Brasil. Os depoimentos foram organizados em categorias e analisados ​​segundo a fenomenologia social de Alfred Schütz e a literatura temática. Resultados: emergiram como categorias: “O cuidado negligenciado à pessoa idosa com obesidade na Atenção Primária à Saúde”, “Atividades grupais como um modo de assistir pessoas idosas com obesidade na Atenção Primária à Saúde: um passado presente” e “Assistência longitudinal ultrapassada e centrado nas necessidades da pessoa idosa com obesidade”. Considerações finais: o atendimento integral e longitudinal ao idoso com obesidade na Atenção Primária à Saúde é difícil, existindo instabilidade na consolidação de políticas públicas, sinalizando a necessidade de vínculos efetivos entre os serviços da rede de atenção à saúde e entre profissionais e usuários.