Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Fatores associados aos comportamentos de risco à saúde entre adolescentes brasileiros: uma revisão integrativa

Artigo de periódico
Fatores associados aos comportamentos de risco à saúde entre adolescentes brasileiros: uma revisão integrativa
2018
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: Fatores associados aos comportamentos de risco à saúde entre adolescentes brasileiros: uma revisão integrativa

Autores: Luciana Ramos de Moura, Lilian Machado Torres, Matilde Meire Miranda Cadete, Cristiane de Freitas Cunha

Fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP

Publicado em: 2018

Tipo de arquivo: Artigo de periódico

Link para o original

Resumo

Objetivo: Identificar o conhecimento sobre fatores associados aos comportamentos de risco para a saúde entre adolescentes brasileiros. Método: Revisão integrativa da literatura nas bases de dados Cochrane, IBECS, LILACS, MEDLINE e SciELO, em relação aos comportamentos de risco recomendados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças. Resultados: Analisaram-se 37 estudos, com predomínio do comportamento sexual de risco, uso do tabaco e comportamento violento. O avançar da idade favoreceu o sexo desprotegido, o uso do álcool e tabaco. A influência familiar e de amigos relacionou-se com tabagismo e alcoolismo. O sexo masculino envolveu-se mais em situações de violência e o sexo feminino associou-se à inatividade física. Pertencer a classes econômicas mais baixas relacionou-se com sexo desprotegido, inatividade física, comportamento alimentar não saudável e violência. Estudar em escola privada referiu-se ao comportamento alimentar não saudável. Conclusão: Comportamentos de risco relacionaram-se a fatores sociais, econômicos e familiares e tendem a se aglomerar.

Resumo traduzido por

Objetivo: identificar o conhecimento sobre fatores associados aos comportamentos de risco para a saúde entre adolescentes brasileiros. Método: Revisão integrativa da literatura nas bases de dados Cochrane, IBECS, LILACS, MEDLINE e SciELO, em relação aos comportamentos de risco recomendados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças. Resultados: Analisaram-se 37 estudos, com predomínio do comportamento sexual de risco, uso do tabaco e comportamento violento. O avanço da idade favoreceu o sexo desprotegido, o uso de álcool e tabaco. A influência familiar e de amigos se relacionou com tabagismo e alcoolismo. O sexo masculino envolve-se mais em situações de violência e o sexo feminino associa-se à inatividade física. Pertencer a classes econômicas mais baixas relacionadas com sexo desprotegido, inatividade física, comportamento alimentar não saudável e violência. Estudar em escola privada refere-se ao comportamento alimentar não saudável. Conclusão: Comportamentos de risco relacionadosram-se a fatores sociais, econômicos e familiares e tendem a se aglomerar.