Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Health and economic burden of sugar-sweetened beverages consumption in Brazil

Artigo de periódico
Health and economic burden of sugar-sweetened beverages consumption in Brazil
2023
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: Health and economic burden of sugar-sweetened beverages consumption in Brazil

Autores: Lucas Perelli, Andrea Alcaraz, Cid Manso De Mello Vianna, Natalia Espinola, Federico Rodriguez Cairoli, Ariel Bardach, Alfredo Palacios, Dario Balan, Paula Johns, Federico Augustovski, Andrés Pichón-Rivière

Fonte: Cadernos de Saúde Pública

Publicado em: 2023

Tipo de arquivo: Artigo de periódico

Link para o original

Resumo

As bebidas açucaradas (BAs) são uma grande fonte de açúcar adicionado e estão associadas a doenças não transmissíveis (DNTs), como obesidade e diabetes. Este estudo avaliou o impacto do consumo de BAs sobre a carga de doenças no Brasil, incluindo óbitos, anos de vida ajustados por incapacidade (AVPIs) e custos de saúde. Usando uma metodologia de três estágios, examinamos os efeitos diretos das BAs sobre diabetes, doenças cardiovasculares e índice de massa corporal (IMC), a influência do IMC na incidência de doenças e estimamos o carga econômica e de saúde usando fatores atribuíveis à população. Os resultados mostraram que 2,7% dos casos de sobrepeso/obesidade em adultos e 11% em crianças foram atribuíveis a BAs. O consumo de BAs no Brasil levou a 1.814.486 casos, 12.942 mortes, 362.088 AVPIs e USD 2.915,91 milhões em custos médicos relacionados a diabetes, doenças cardiovasculares, doenças oncológicas e outras DNT. A implementação urgente de políticas públicas é crucial para enfrentar o consumo de BAs, reconhecido como um fator de risco fundamental para as DNT.

Resumo traduzido por

As bebidas açucaradas (BAs) são uma grande fonte de açúcar adicionado e estão associadas a doenças não transmissíveis (DNTs), como obesidade e diabetes. Este estudo avaliou o impacto do consumo de BAs sobre a carga de doenças no Brasil, incluindo óbitos, anos de vida ajustados por incapacidade (AVPIs) e custos de saúde. Usando uma metodologia de três estágios, examinamos os efeitos diretos dos BAs sobre diabetes, doenças cardiovasculares e índice de massa corporal (IMC), a influência do IMC na incidência de doenças e estimamos a carga econômica e de saúde usando fatores atribuíveis à população. Os resultados mostraram que 2,7% dos casos de sobrepeso/obesidade em adultos e 11% em crianças foram atribuíveis a BAs. O consumo de BAs no Brasil resultou em 1.814.486 casos, 12.942 mortes, 362.088 AVPIs e US$ 2.915,91 milhões em custos médicos relacionados a diabetes, doenças cardiovasculares, doenças oncológicas e outras DNT. A implementação urgente de políticas públicas é crucial para enfrentar o consumo de BAs, reconhecido como um fator de risco fundamental para o DNT.