Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Hipertensão arterial e fatores associados: Pesquisa Nacional de Saúde, 2019

Artigo de periódico
Hipertensão arterial e fatores associados: Pesquisa Nacional de Saúde, 2019
2022
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: Hipertensão arterial e fatores associados: Pesquisa Nacional de Saúde, 2019

Autores: Deborah Carvalho Malta, Regina Tomie Ivata Bernal, Edmar Geraldo Ribeiro, Alexandra Dias Moreira, Mariana Santos Felisbino-Mendes, Jorge Gustavo Velásquez-Meléndez

Fonte: Revista de Saúde Pública

Publicado em: 2022

Tipo de arquivo: Artigo de periódico

Link para o original

Resumo

O estudo teve por objetivo analisar os fatores associados à hipertensão arterial autorreferida em adultos brasileiros. Foram analisados dados de 88.531 indivíduos de 18 anos ou mais que responderam à Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 e o resultado aponta uma prevalência de hipertensão de 23,9% (IC95% 23,4–24,4). Um quarto da população afirma ter hipertensão, de forma mais prevalente entre as mulheres e associada às maiores faixas etárias, cor da pele/raça preta, parda e outras, baixa escolaridade, consumo elevado de sal, ex-tabagismo, presença de comorbidades e pior autoavaliação de saúde.

Resumo traduzido por

O estudo teve como objetivo analisar os fatores associados à hipertensão arterial autorreferida em adultos brasileiros. Foram analisados ​​dados de 88.531 indivíduos de 18 anos ou mais que responderam à Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 e o resultado aponta uma prevalência de hipertensão de 23,9% (IC95% 23,4–24,4). Um quarto da população afirma ter hipertensão, de forma mais prevalente entre as mulheres e associada às maiores faixas etárias, cor da pele/raça preta, parda e outras, baixa escolaridade, consumo elevado de sal, ex-tabagismo, presença de comorbidades e pior autoavaliação de saúde.