Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

International lack of equity in modern obesity therapy: the critical need for change in health policy

Favoritos do PBO Artigo de periódico
International lack of equity in modern obesity therapy: the critical need for change in health policy
2022
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: International lack of equity in modern obesity therapy: the critical need for change in health policy

Autores: Pia Roser, Simar S. Bajaj, Fatima Cody Stanford

Fonte: International Journal of Obesity

Publicado em: 2022

Tipo de arquivo: Artigo de periódico

Link para o original

Resumo

O editorial discute o acesso a diferentes formas de tratamento para perda de peso em pessoas com obesidade. Indivíduos com excesso de peso tem menos acesso a intervenções para perda de peso no sistema de saúde suplementar e público, incluindo dificuldades em obter tratamento farmacológico para a sua condição. O mesmo não ocorre quando há uma comorbidade associada. A falta de equidade ao tratamento pode levar ao agravamento na condição de saúde do indivíduo.

Resumo traduzido por

O editorial discute o acesso a diferentes formas de tratamento para perda de peso em pessoas com obesidade. Indivíduos com excesso de peso têm menos acesso a intervenções para perda de peso no sistema de saúde suplementar e público, incluindo dificuldades em obter tratamento farmacológico para sua condição. O mesmo não ocorre quando há uma comorbidade associada. A falta de equidade no tratamento pode levar ao agravamento da condição de saúde do indivíduo.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Conheça os planos de assinatura aqui

Por que o tema é relevante?

Reduzir em um terço das mortes prematuras por doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs) é um dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030. Porém, a falta de equidade no acesso aos cuidados de saúde dentre as DCNTs pode tornar essa meta intangível, particularmente no caso da obesidade. 

Qual é o objetivo do documento?

Refletir sobre a falta de equidade no acesso ao tratamento da obesidade em relação às demais DCNTs.

Quais as principais conclusões?

A obesidade é uma das principais causas das DCNTs. No entanto, não considerá-la como uma doença pode levar ao estigma do peso e à desigualdade no seu tratamento. Na assistência à saúde observamos a falta de integração dos serviços prestados à pessoa com obesidade. 

No contexto da saúde suplementar, o cenário não é diferente. O subdiagnóstico de obesidade na prática clínica dificulta o acesso ao tratamento, seja ao atendimento por diferentes profissionais da saúde, seja à cobertura de medicações anti-obesidade. Muitas vezes, essas abordagens terapêuticas só estão disponíveis quando a pessoa já apresenta uma comorbidade, como diabetes mellitus. Questiona-se, portanto, se é preciso ter um agravo à saúde para receber um acompanhamento holístico da obesidade.

O working paper do PBO “Comparativo entre diretrizes de linhas de cuidado de pessoas com sobrepeso e obesidade” evidencia essas limitações. O documento analisa as diretrizes para enfrentamento da obesidade e, de forma clara, apresenta como algumas dessas orientações não abordam a participação de equipes multiprofissionais, as abordagens comportamentais, as práticas integrativas e, até mesmo, o tratamento farmacológico.