Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Mastication in children and adolescents with overweight or obesity: a systematic review

Artigo de periódico
Mastication in children and adolescents with overweight or obesity: a systematic review
2021
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: Mastication in children and adolescents with overweight or obesity: a systematic review

Autores: Renata Emmanuele Assunção Santos, Diego Cabral Lacerda, Maria Giselda da Silva, Danielly Alves Mendes Barbosa, Isabeli Lins Pinheiro, Kelli Nogueira Ferraz Pereira

Fonte: Revista de Nutrição

Publicado em: 2021

Tipo de arquivo: Artigo de periódico

Link para o original

Resumo

Estudos têm demonstrado que alterações na mastigação estão relacionadas ao excesso de peso em crianças e adolescentes, o que pode levar ao aumento do consumo alimentar. O objetivo deste artigo foi caracterizar, através de uma revisão sistemática, a mastigação em crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesidade. Para isso, dois autores independentes realizaram uma revisão sistemática nas bases de dados eletrônicas Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health, Web of Science e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. As características mastigatórias foram consideradas desfechos primários; os métodos de análise da mastigação, as características físicas dos alimentos/materiais utilizados nas análises e o tempo de jejum foram classificados como desfechos secundários. Esta revisão foi elaborada de acordo com os itens dos relatórios preferenciais para análise sistemática e metanálises. O protocolo de revisão sistemática foi submetido ao Registro Internacional Prospectivo de Revisões Sistemáticas. Nove artigos foram incluídos nesta revisão. Os resultados dos artigos revisados sugerem que crianças e/ou adolescentes com sobrepeso ou obesidade apresentam danos mastigatórios, pois possuem pior performance mastigatória e características miofuncionais orofaciais alteradas.

Resumo traduzido por

Estudos demonstraram que alterações na mastigação estão relacionadas ao excesso de peso em crianças e adolescentes, o que pode levar ao aumento do consumo alimentar. O objetivo deste artigo foi caracterizar, através de uma revisão sistemática, a mastigação em crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesidade. Para isso, dois autores independentes realizaram uma revisão sistemática nas bases de dados eletrônicos Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health, Web of Science e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. As características mastigatórias foram consideradas primárias; os métodos de análise da mastigação, as características físicas dos alimentos/materiais utilizados nas análises e o tempo de jejum foram tratados como desfechos secundários. Esta revisão foi elaborada de acordo com os itens dos relatórios preferenciais para análise sistemática e metanálises. O protocolo de revisão sistemática foi submetido ao Registro Internacional Prospectivo de Revisões Sistemáticas. Nove artigos foram incluídos nesta revisão. Os resultados dos artigos revisados ​​sugerem que crianças e/ou adolescentes com sobrepeso ou obesidade apresentam danos mastigatórios, pois apresentam pior desempenho mastigatório e características miofuncionais orofaciais alteradas.