Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

O Orgulho Corporal na perspectiva do Consumo: Um panorama dos Estudos sobre o Movimento Fat Pride no Mundo

Artigo de periódico
O Orgulho Corporal na perspectiva do Consumo: Um panorama dos Estudos sobre o Movimento Fat Pride no Mundo
2020
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: O Orgulho Corporal na perspectiva do Consumo: Um panorama dos Estudos sobre o Movimento Fat Pride no Mundo

Fonte: JPM - Journal of Perspectives in Management

Publicado em: 2020

Tipo de arquivo: Artigo de periódico

Link para o original

Resumo

Nas últimas décadas, o número de pessoas com sobrepeso e/ou obesidade tem aumentado em todo o mundo. Isto fez com que estas pessoas começassem a ter maior representação e visibilidade social nos diversos meios de comunicação. Apesar disto, poucos ainda são os estudos que tratam deste movimento mundial sob o olhar do consumo. Assim, este trabalho busca apresentar um panorama geral da produção intelectual acadêmica sobre o movimento fat pride no mundo, a partir de análise bibliométrica e revisão sistemática da literatura, a fim de contribuir para o desenvolvimento do tema. Para isso, foram avaliados artigos, teses e dissertações encontrados em dez bases de dados: Banco Digital de Teses e Dissertações, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, EBSCO host, Google Scholar, Periódicos Capes, ProQuest, Scielo, Scopus, Spell e Springer. Os resultados apontaram que o tema ainda é incipiente e precisa de mais aprofundamentos na literatura científica, tendo maior número de publicações e envolvimento de instituições e autores nos Estados Unidos. Além disso, há poucos estudos quantitativos e a extrema maioria dos trabalhos publicados restringe-se à visão feminina no movimento de orgulho corporal e no consumo, desconsiderando a questão do homem gordo como potencial consumidor.

Resumo traduzido por

Nas últimas décadas, o número de pessoas com sobrepeso e/ou obesidade tem aumentado em todo o mundo. Isto fez com que estas pessoas começassem a ter maior representação e visibilidade social nos diversos meios de comunicação. Apesar disso, faltam ainda os estudos que tratam deste movimento mundial sob o olhar do consumo. Assim, este trabalho busca apresentar um panorama geral da produção intelectual acadêmica sobre o movimento gordo orgulho no mundo, a partir de análise bibliométrica e revisão sistemática da literatura, a fim de contribuir para o desenvolvimento do tema. Para isso, foram avaliados artigos, teses e dissertações encontradas em dez bases de dados: Banco Digital de Teses e Dissertações, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, EBSCO host, Google Scholar, Periódicos Capes, ProQuest, Scielo, Scopus, Spell e Springer . Os resultados apontaram que o tema ainda é incipiente e precisa de mais aprofundamentos na literatura científica, tendo maior número de publicações e envolvimento de instituições e autores nos Estados Unidos. Além disso, há poucos estudos quantitativos e a extrema maioria dos trabalhos publicados restringe-se à visão feminina no movimento de orgulho corporal e no consumo, desconsiderando a questão do homem gordo como potencial consumidor.