Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Obesity in the elderly

Artigo de periódico
Obesity in the elderly
2013
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: Obesity in the elderly

Autores: Rodrigo Ribeiro dos Santos, Maria Aparecida Camargos Bicalho, Polyana Mota, Dirce Ribeiro de Oliveira, Edgar Nunes de Moraes

Fonte: Revista Médica de Minas Gerais

Publicado em: 2013

Tipo de arquivo: Artigo de periódico

Link para o original

Resumo

O envelhecimento determina diversas modificações na composição corporal. O envelhecimento está associado a aumento da massa gordurosa e mudanças no seu padrão de distribuição. Os riscos associados ao aumento da massa gordura ou decorrentes do baixo peso são diferentes nos idosos. Em decorrência disto, a Organização Mundial de Saúde recomenda uma alteração no Índice de Massa Corporal (IMC) em idosos. Os pontos de corte de IMC atualmente utilizados para a avaliação do estado nutricional de idosos são: baixo peso (IMC 27kg/m2). A prevalência de muitas complicações associadas à obesidade – como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, doença cardiovascular certos tipos de câncer, síndrome de apnéia/hipopnéia do sono e osteoartrite – também aumenta durante o envelhecimento. Entretanto, vários estudos têm demonstrado que o sobrepeso em pacientes idosos não se associa com aumento da mortalidade geral. Estudos demonstram que o sobrepeso reduz a mortalidade por todas as causas em idosos. Esta redução gera um paradoxo ao ir contra as evidências em jovens. Deve-se salientar, contudo, que o aumento da mortalidade decorrente do baixo peso advém da sarcopenia. Nos pacientes obesos um quadro preocupante, portanto, é o desenvolvimento da obesidade sarcopênica. Conclui-se, então, que o controle de peso em idosos apresenta inúmeras particularidades. O sobrepeso é benéfico para os idosos, por isso o ajuste no valor do IMC. Nos pacientes obesos reconhecer e controlar os sintomas das comorbidades diretamente relacionadas com o excesso de peso assim como evitar ganhos ou perdas involuntárias de peso entre os idosos é uma prioridade.

Resumo traduzido por

O envelhecimento determina diversas modificações na composição corporal. O envelhecimento está associado ao aumento da massa gorda e às mudanças no seu padrão de distribuição. Os riscos associados ao aumento da massa de gordura ou decorrentes do baixo peso são diferentes nos idosos. Em decorrência disso, a Organização Mundial de Saúde recomenda uma alteração no Índice de Massa Corporal (IMC) em idosos. Os pontos de corte de IMC geralmente utilizados para a avaliação do estado nutricional de idosos são: baixo peso (IMC 27kg/m2). A prevalência de muitas complicações associadas à obesidade – como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares certos tipos de câncer, síndrome de apnéia/hipopnéia do sono e osteoartrite – também aumenta durante o envelhecimento. Entretanto, vários estudos demonstraram que o sobrepeso em pacientes idosos não se associa ao aumento da mortalidade geral. Estudos demonstram que o sobrepeso reduz a mortalidade por todas as causas em idosos. Esta redução gera um paradoxo ao ir contra as evidências em jovens. Deve-se ressaltar, contudo, que o aumento da mortalidade decorrente do baixo peso advém da sarcopenia. Nos pacientes obesos um quadro preocupante, portanto, é o desenvolvimento da obesidade sarcopênica. Conclui-se, então, que o controle de peso em idosos apresenta inúmeras particularidades. O sobrepeso é benéfico para os idosos, por isso o ajuste no valor do IMC. Nos pacientes obesos devemos confiar e controlar os sintomas das comorbidades diretamente relacionadas ao excesso de peso, assim como evitar ganhos ou perdas involuntárias de peso entre os idosos é uma prioridade.