Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Regional Overview of Food Security and Nutrition – Latin America and the Caribbean 2022

Favoritos do PBO Livro
Regional Overview of Food Security and Nutrition – Latin America and the Caribbean 2022
2023
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: Regional Overview of Food Security and Nutrition – Latin America and the Caribbean 2022

Autores: FAO, IFAD, UNICEF, PAHO, WFP

Publicado em: 2023

Tipo de arquivo: Livro

Link para o original

Resumo

Regional Overview present the regional food security and nutrition situation, including trends of undernourishment, food insecurity and all forms of malnutrition, together with other indicators that could help the understanding of the causes of hunger and malnutrition. This edition offers a regional overview of the socioeconomic state of the region; national and regional data and trends regarding the costs and affordability of healthy diets; the possible drivers behind the high cost of healthy diets and their unaffordability; and introduces policies and investments around the region that aim to reduce the cost of nutritious foods and improve the affordability of healthy diets.

Resumo traduzido por

A Visão Geral Regional apresenta a situação regional de segurança alimentar e nutricional, incluindo tendências de subnutrição, insegurança alimentar e todas as formas de desnutrição, juntamente com outros indicadores que podem ajudar a compreender as causas da fome e da desnutrição. Esta edição oferece uma visão regional da situação socioeconómica da região; dados e tendências nacionais e regionais relativos aos custos e acessibilidade de dietas saudáveis; os possíveis factores subjacentes ao elevado custo das dietas saudáveis ​​e à sua inacessibilidade; e introduz políticas e investimentos em toda a região que visam reduzir o custo de alimentos nutritivos e melhorar a acessibilidade de dietas saudáveis.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Conheça os planos de assinatura aqui

Por que o tema é relevante?

A alimentação saudável protege o indivíduo de todas as formas de desnutrição, assim como das doenças crônicas não-transmissíveis. Contudo, o aumento dos preços está diminuindo o acesso a alimentos nutritivos. Para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, os sistemas agroalimentares na América Latina e Caribe devem sofrer transformações para diminuir o custo dos alimentos e aumentar a acessibilidade da dieta saudável.

Qual é o objetivo do documento?

Apresentar o panorama da situação de segurança alimentar e nutricional na América Latina e Caribe, incluindo uma atualização dos custos e acessibilidade de uma dieta saudável. O relatório busca ainda examinar as associações entre a dificuldade de acesso à alimentação saudável e os indicadores socioeconômicos e nutricionais. Finalmente, este panorama regional tem o objetivo de analisar algumas políticas públicas, que podem contribuir para a redução dos preços e aumento do acesso às dietas saudáveis. 

Quais as principais conclusões?

A insegurança alimentar moderada e grave está aumentando desde 2014, sendo a América Latina e Caribe a região que apresenta níveis mais críticos desse aumento. Atualmente, a região supera em 11,3 pontos percentuais a média mundial de 29,3%. Embora as taxas de subnutrição infantil grave e baixo peso ao nascer estejam diminuindo, pouco progresso foi feito em relação ao aumento da obesidade em adultos. De 2000 para 2016, a prevalência cresceu quase três vezes na América Latina e Caribe, saltando de 8,7% para 24,2% da população adulta com obesidade.

O elevado custo da alimentação saudável é uma das causas da insegurança alimentar. A América Latina e Caribe tem a dieta saudável mais cara do mundo, com um custo de USD 3,89 em relação à média mundial, de USD 3,54. A dependência da importação de frutas e de alimentos de origem animal, como a carne, está envolvida no alto custo dos alimentos saudáveis. Este é o caso do Caribe, onde os preços de frutas tropicais são mais altos. As populações de países com elevadas taxas de pobreza, baixa renda e grandes desigualdades socioeconômicas têm maior dificuldade de acesso à dieta saudável e, por isso, menos pessoas conseguem custear alimentos nutritivos.

A acessibilidade a dieta saudável depende não só do preço dos alimentos, mas também da renda das pessoas. As estratégias devem ir além de políticas voltadas aumentar a diversificação na produção de alimentos e diminuir os custos dos alimentos in natura e minimamente processados. A redução da pobreza e o acesso a alimentos nutritivos também envolve mecanismos de proteção social. Nas últimas décadas, ações como essa foram implementadas com sucesso na região. Políticas fiscais bem planejadas, orientações para o consumo de alimentos saudáveis, como a rotulagem nutricional frontal, e uso de tecnologias para dar mais transparência e eficiência ao mercado são outros fatores importantes a serem considerados na promoção de um ambiente alimentar mais saudável e acessível.