Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Taking a closer look at metabolically healthy obesity

Favoritos do PBO Artigo de periódico
Taking a closer look at metabolically healthy obesity
2022
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: Taking a closer look at metabolically healthy obesity

Autores: Jean-Pierre Després

Fonte: Nature Reviews Endocrinology

Publicado em: 2022

Tipo de arquivo: Artigo de periódico

Link para o original

Resumo

Os autores questionam se existe pessoa com obesidade metabolicamente saudável. Ela ocorre quando 4 dos 6 marcadores estão adequados: pressão arterial, proteína C-reativa, triglicérides, LDL-colesterol, HDL-colesterol e hemoglobina glicada. Este conceito foi aplicado ao Biobanco do Reino Unido. Observou-se que pessoas com obesidade saudável mantinham maior risco para doenças cardiovasculares, o que requer revisão desta definição.

Resumo traduzido por

Os autores questionam se existe pessoa com obesidade metabólica saudável. Ela ocorre quando 4 dos 6 marcadores estão adequados: pressão arterial, proteína C-reativa, triglicérides, colesterol LDL, colesterol HDL e hemoglobina glicada. Este conceito foi aplicado ao Biobanco do Reino Unido. Observe-se que pessoas com obesidade saudável mantêm maior risco para doenças cardiovasculares, o que requer revisão desta definição.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Conheça os planos de assinatura aqui

Por que o tema é relevante?

A obesidade contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV) de forma indireta, estando o excesso de peso associado à hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes mellitus. Porém, nem todas as pessoas com obesidade possuem essas doenças. Há evidências de um subgrupo que é metabolicamente saudável. A existência desse grupo foi questionada após análise do Biobanco do Reino Unido.

Qual é o objetivo do estudo?

O estudo buscou responder a pergunta: existe pessoa com obesidade metabolicamente saudável?

Quais as principais conclusões?

O Biobanco do Reino Unido considerou como indivíduo com obesidade metabolicamente saudável (OMetS) a pessoa com valores normais de quatro dos seis marcadores a seguir: 

  • pressão arterial, 
  • proteína C-reativa,
  • triglicérides, 
  • LDL-colesterol, 
  • HDL-colesterol e 
  • hemoglobina glicada. 

Ao olhar com atenção, foi possível observar que os indivíduos com OMetS, quando comparados com pessoas saudáveis, apresentaram valores ligeiramente maiores de:

  • risco para o desenvolvimento de DCV;
  • pressão arterial, apesar de utilizarem mais drogas anti-hipertensivas;
  • proteína C-reativa (o que indica um processo inflamatório crônico de baixo grau);
  • lipídios plasmáticos, mesmo em uso de medicações hipolipemiantes; e,
  • hemoglobina glicada.

A partir dessas análises, conclui-se que as pessoas com OMetS, na realidade, não poderiam ser caracterizadas assim. Logo, a prevalência desses casos deve ser menor do que a relatada na literatura. 

Neste ponto, surge um novo questionamento: será que pessoas com obesidade e com os seis parâmetros laboratoriais normais teriam maior risco para diabetes mellitus e DCV? Outra questão é: seria o caso de a definição de pessoa com OMetS mudar?

Para fomentar a discussão, o autor aponta que o diagnóstico de OMetS deve ir além da análise de exames laboratoriais. Os estudos sobre a associação entre obesidade e DCV baseiam-se no Índice de Massa Corporal (IMC). Esta é uma visão simplista da complexidade da obesidade. Portanto, propõe que o nível de atividade física, adiposidade localizada e qualidade da dieta também devem ser consideradas.

Desta forma, o indivíduo com OMetS não seria um mito. De acordo com o seu comportamento alimentar, capacidade cardiorrespiratória e localização do excesso de gordura no corpo, ele pode ser um pessoa com obesidade mas sem problemas relacionados ao peso.