Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Uso de Dados do Sisvan Sobre Consumo Alimentar e Estado Nutricional: Protocolo de Revisão de Escopo

Artigo de periódico
Uso de Dados do Sisvan Sobre Consumo Alimentar e Estado Nutricional: Protocolo de Revisão de Escopo
2025
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: Uso de Dados do Sisvan Sobre Consumo Alimentar e Estado Nutricional: Protocolo de Revisão de Escopo

Autores: Dayanne Ellen Da Silva E Silva, Elza Cristina Batista Barbosa, Heloisa Baima Da Silva Santos, Luís Augusto Da Silva Maciel, Sara Fiterman Lima

Fonte: Saúde Coletiva

Publicado em: 2025

Tipo de arquivo: Artigo de periódico

Tipo de estudo: Revisão

Link para o original

Resumo

Objetivo: Mapear o uso de dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) na produção de evidência científica sobre consumo alimentar e estado nutricional da população brasileira. Métodos: Registrado na Open Science Framework (https://doi.org/10.17605/OSF.IO/X3B45) e seguindo as diretrizes do PRISMA-ScR, serão incluídos artigos científicos e literatura cinzenta, sem recorte de tempo de publicação, em inglês, português e espanhol, com texto completo disponível. As bases de dados adotadas serão: MEDLINE (PubMed); Embase (Elsevier); LILACS; SciELO; WOS (CAPES). As publicações selecionadas serão importadas para o software Rayyan. A seleção dos estudos será realizada de modo duplo-cego, por dois revisores independentes, com um terceiro para resolver divergências. A análise dos dados ocorrerá de maneira descritiva, com base no conteúdo investigado. Conclusão: Espera-se que esta revisão de escopo identifique os temas mais escassos, o potencial de uso dos dados do SISVAN e as tendências e lacunas na produção científica.

Resumo traduzido por

Mapear o uso de dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) na produção de evidências científicas sobre o consumo alimentar e o estado nutricional da população brasileira. Seguindo as diretrizes do PRISMA-ScR, serão incluídos artigos científicos e literatura cinzenta, sem recortes de tempo de publicação, em inglês, português e espanhol, com texto completo disponível. As bases de dados empregadas serão: MEDLINE (PubMed); Embase (Elsevier); LILACS; SciELO; WOS (CAPES). As publicações selecionadas serão importadas para o software Rayyan. A seleção dos estudos será realizada de modo duplo-cego, por dois revisores independentes, com um terceiro para resolver divergências. A análise dos dados ocorrerá de maneira descritiva, com base no conteúdo investigado. Espera-se que esta revisão de escopo identifique os temas mais escassos, o potencial de uso dos dados do SISVAN e as tendências e lacunas na produção científica.