Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Boletim

Boletim PBO

Boletim PBO: acompanhe o que realmente importa do universo da obesidade

Boletim PBO
Edição nº 01/2024 #58

Boletim PBO

  1. Publicado em: 13 de maio de 2024

  2. Período: 2023

  3. Resenhas desta edição:
    1. Editorial

Acessar em PDF

Editorial

À medida que adentramos 2024, é oportuno refletir sobre os desafios que este novo ano nos reserva. Ao lançar um olhar retrospectivo, não apenas para compreender o caminho trilhado, mas também para projetar o que o futuro nos reserva, destacamos o papel do Painel Brasileiro da Obesidade na produção e divulgação do conhecimento sobre obesidade e saúde em 2023.

Em números, foram 36 Lives do PBO, trazendo profissionais reconhecidos, apresentando ao público perspectivas diversas do universo temático da obesidade e a consolidação de três eventos anuais: o World Obesity Day, em março; o Cenário da Obesidade, em junho e; o Obes(c)idades, em outubro, que foram realizados online.

Estivemos presentes e ativos em diversos eventos relacionados à obesidade e à saúde, tais como: o workshop Consumo de açúcar, gorduras e sal e mortalidade na população brasileira, organizado pelo Nebin/UERJ, que também discutiu os inquéritos em saúde e consumo alimentar; o 30º Encontro Europeu sobre Obesidade, em maio; o XX Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica, organizado pela Abeso, em junho; o XVI Seminário Alianças Estratégicas para Promoção da Saúde, organizado pela ACT – Promoção da Saúde, em agosto e; em setembro, consolidando nossa posição na discussão global sobre saúde e obesidade, participamos do Global Obesity Fórum e da Reunião de Alto Nível da ONU sobre Cobertura Universal de Saúde.

Mantivemos ativos quatro grupos de trabalho e um grupo de acolhimento, que foram formados após a realização de mesas-redondas. O GT de Formação em Obesidade, com a presença de acadêmicos, universidades públicas e privadas e membros de conselhos profissionais, terminou o ano com uma carta com propostas aos Ministérios da Educação e da Saúde para que o assunto seja pautado no âmbito do governo federal. O GT de Dados, que reúne pesquisadores, acadêmicos e gestores, vem se debruçando sobre a governança e o alcance dos dados relacionados à obesidade. O GT de Linhas de Cuidado, que conta com gestores, professores e profissionais de saúde, continua buscando sua implementação, em especial aproveitando o plano de aceleração da OMS para a redução da prevalência da obesidade. Organizado no começo de 2023 o GT de Custos da Obesidade tem trabalhado, sob múltiplas perspectivas, o custo atribuível à obesidade no sistema de saúde, bem como seu financiamento. A não implementação da linha de cuidado, somada ao estigma sobre as pessoas com obesidade tornam essa busca um desafio. Por fim, mantivemos as conversas com o Grupo de Acolhimento de Pessoas com Obesidade, fórum seguro que estabelecemos para manter essas pessoas com voz ativa e participativa no PBO.

O Painel Brasileiro da Obesidade esteve, durante 2023, próximo a gestores municipais, estaduais e federais para fortalecer as políticas públicas de saúde e melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Boas práticas foram apresentadas em lives, como o caso de Sorriso (MT), Porto Alegre (RS) e Guarulhos (SP). Também tivemos interlocução qualificada e contínua com as Secretarias Estaduais de Saúde do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins, que participaram de atividades, como mesas-redondas, possibilitando que compreendêssemos suas realidades regionais. 

No âmbito federal, mantivemos conversas, no Executivo com: a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) e, nela, com a Diretoria de Promoção à Saúde (Depros) e a Coordenadoria Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN); a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e com a Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), todas essas do Ministério da Saúde; com a Secretaria de Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC/SESU); com a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, bem como com o Departamento de Avaliação, Monitoramento, Estudos e Informações Estratégicas, da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário  (MDA/SE/DAMEI). Com eles, sempre pautamos a necessidade de políticas públicas que garantam qualidade de vida e cuidados às pessoas, em especial as com obesidade, em função da alta prevalência, em diferentes eixos de atuação..

Em relação ao Poder Legislativo, construímos agendas com parlamentares de diferentes partidos e estados, analisando propostas legislativas relacionadas, que transformamos em Notas Técnicas, disponibilizadas aos gabinetes e na biblioteca do nosso portal, apoiando iniciativas como a Frente Parlamentar para o combate da Diabetes e da Obesidade e uma Subcomissão de Obesidade na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. Essa presença teve resultado no convite para a participação em Audiências Públicas e em mudanças em alguns textos, incluindo a linguagem inclusiva, resguardando direitos e buscando o cuidado contínuo e abrangente em todas as fases da vida, como preconiza a OMS.

Ao longo de 2023 produzimos dois Working Papers, completando um total de 10 trabalhos nesse formato, em que organizamos o debate e apresentamos agendas possíveis de atuação. O primeiro deles foi sobre Imagem corporal de pessoas com obesidade em diferentes contextos sociais, que tratou da forma como o indivíduo se vê, ou não se vê de acordo com o ambiente inserido. O segundo foi uma análise dos custos econômicos da obesidade no Brasil. Como um primeiro estudo nesse sentido, realizamos uma exploração metodológica, problematizando as diferentes medidas e metodologias utilizadas nas pesquisas e a dificuldade na obtenção de números mais confiáveis. Os estudos, como sempre fazemos, passaram pela leitura e discussão com pares (professores universitários e/ou técnicos especialistas e por pessoas com obesidade) em seminários de qualificação, abertos aos parceiros estratégicos. Também traduzimos para o português o Atlas Mundial da Obesidade, publicado pela Federação Mundial da Obesidade.

Por fim, produzimos 26 edições do boletim quinzenal em 2023. Elas trouxeram um grande conjunto de textos resenhados, eventos e informações sobre o universo da obesidade diretamente ao público do PBO+, que também contou com o envio diário de notícias sobre o tema.

Nossos boletins científicos abordaram diversos temas, destacando-se, no contexto das diferentes fases da vida, a ênfase na infância e adolescência. O impacto da obesidade em crianças e adolescentes repercute na produtividade de futuras gerações, tornando essencial a compreensão desse cenário desafiador. A influência do marketing nas redes sociais e em plataformas como o YouTube permanece. A regulamentação efetiva nesse âmbito é uma batalha contínua, juntamente com a necessidade de mitigar os danos à imagem corporal e prevenir transtornos alimentares na adolescência. Entender os efeitos da alimentação nos primeiros anos e estabelecer recomendações claras para o reconhecimento e tratamento da obesidade em crianças e adolescentes podem enriquecer a abordagem clínica da doença por parte dos profissionais da saúde. Nesse sentido, a diretriz da Sociedade Americana de Pediatria emerge como uma fonte de orientação para o cuidado da obesidade infanto-juvenil. Ao incorporar essas perspectivas integradas, visamos aprimorar as práticas clínicas e estratégias preventivas.

A segunda metade do ano colocou em destaque a abordagem interseccional, explorando temas de gênero, raça/cor e composição familiar. Esse foco se manifestou em nossos boletins, com análises críticas sobre desigualdades na insegurança alimentar domiciliar e estratégias intersetoriais brasileiras para a obesidade. O lançamento previsto do Working Paper em 2024, analisando três inquéritos nacionais sob a perspectiva da interseccionalidade e considerando as variações regionais, promete aprofundar essa discussão.

Que venha 2024

Neste ano, continuaremos a acompanhar de perto os principais acontecimentos, publicações e eventos relacionados à obesidade, mantendo nosso compromisso de ser o portal #1 de informações sobre a obesidade

No ano que se inicia, permanecemos ativos, contribuindo para o reconhecimento da obesidade como doença, combatendo o estigma do peso, esclarecendo a sociedade sobre o tema e fornecendo dados que ajudem a compreender o cenário atual.

Deixamos aqui anotados alguns eventos do primeiro semestre de 2024, para que possam ter em mente ao organizar o ano:

  • dia 04 de março teremos evento do Painel Brasileiro da Obesidade para o Dia Mundial da Obesidade; 
    • entre 04 e 06 de abril será realizado o XV Congresso Latinoamericano de Obesidade, o Flaso 2024, em Assunção, no Paraguai;
    • entre 12 e 16 de maio será realizado o Congresso Europeu de Obesidade, o ECO 2024, em Veneza, Itália;
  • o XXVIII Congresso Brasileiro de Nutrição, Conbran 2024, ocorrerá entre 21 e 25 de maio na cidade de São Paulo;
  • entre 27 de maio e 1º de junho será realizada a Assembleia Mundial de Saúde, da OMS, em Genebra, Suíça;
  • O ICO 2024, Congresso Internacional de Obesidade, será realizado em São Paulo entre 26 e 29 de junho.

O Instituto Cordial buscará trazer notícias em primeira mão desses eventos, bem como ter atuação ativa, seja com o envio de trabalhos, seja em mesas ou buscando a incidência para fortalecer a pauta da obesidade.

Ainda no 1o semestre do ano teremos o lançamento de dois novos working papers e de nossa agenda de incidência, pensando no diálogo com o poder público, em especial, mas não apenas, na esfera federal.

Continuem nos acompanhando para ficarem atualizados do que acontece no PBO e no universo temático da obesidade. É um prazer ter vocês conosco!

 

Bom ano!