Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Atlas Mundial da Obesidade 2024

PBO Favorites Relatório
Atlas Mundial da Obesidade 2024
2024
Acusar erro

Publication sheet

Nome da publicação: Atlas Mundial da Obesidade 2024

Authors: World Obesity Federation, traduzido por Instituto Cordial

Source: World Obesity Federation

Published in: 2024

File type: Relatório

Link to the original

Summary

O Atlas Mundial da Obesidade 2024 apresenta estimativas globais, nacionais e regionais da contribuição da obesidade para as principais doenças crônicas não transmissíveis em adultos; previsões globais, nacionais e regionais sobre os efeitos da obesidade no maior risco de doenças crônicas não transmissíveis em crianças e 186 scorecards nacionais para obesidade infantil e adulta e suas consequências.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Conheça os planos de assinatura aqui

Por que o tema é relevante?

Diante do crescente aumento da obesidade no mundo e seu impacto significativo na saúde, economia e meio ambiente, a Federação Mundial da Obesidade fornece anualmente atualizações e projeções sobre sua prevalência global, além de abordar temas específicos relacionados à doença. No Dia Mundial da Obesidade, foi lançada a sexta edição do Atlas, com lançamento simultâneo da versão traduzida para o português pelo Instituto Cordial. Este ano, o Atlas se concentra em “Obesidade e…”, explorando as doenças associadas à obesidade e sua interseção com outros aspectos da saúde.

Qual é o objetivo do documento?

Apresentar as estimativas para os níveis e tendências nacionais de prevalência da obesidade e discutir a obesidade como causa evitável de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).

Quais as principais conclusões?

O Atlas analisou a proporção das principais Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como diabetes tipo II, acidente vascular cerebral, doença coronariana e câncer, atribuíveis ao excesso de peso. Um Índice de Massa Corporal (IMC) elevado é responsável por mais de 120 milhões de anos de vida saudável perdidos anualmente devido a essas quatro principais DCNTs. Projeções para 2035 indicam que mais da metade da população adulta estará com sobrepeso ou obesidade, afetando tanto países ricos quanto pobres. 

Com base nas tendências atuais, estima-se que em uma década, o excesso de peso atinja mais de 750 milhões de pessoas até 19 anos de idade, a maioria em países de renda média. E as DCNTs causadas pelo excesso de peso estão ocorrendo em idades cada vez mais jovens, inclusive na infância. Sem intervenções para reduzir o sobrepeso e a obesidade, cerca de 27 milhões de crianças terão hiperglicemia, 68 milhões terão pressão arterial elevada e 76 milhões terão níveis baixos de colesterol HDL até 2035 devido ao IMC elevado. Até o momento, nenhum país está no caminho para reverter essa situação.