Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Notícias

Buscar

Acontece no PBO

Painel Brasileiro da Obesidade marca presença em reunião com o Ministério da Saúde

A equipe do PBO participou de reunião junto a órgãos do Ministério da Saúde para debater diretrizes e os dados ligados à obesidade no país.

Laura Toyama Cardoso de Souza

23 de mar de 2023 (atualizado 23 de mar de 2023 às 18h31)

Nesta quarta-feira (22), membros do Painel Brasileiro da Obesidade, iniciativa do Instituto Cordial, se reuniram com equipes ligadas ao Ministério da Saúde para debater a agenda sobre obesidade. A reunião teve participação do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde (Depros) e das Coordenadorias Gerais de Alimentação e Nutrição (CGAN) e de Condições Crônicas (CGPCC). O objetivo foi dialogar sobre o fortalecimento dos dados e monitoramento de políticas públicas de atenção à doença.

A abordagem da obesidade pela nova gestão do Ministério da Saúde tem acontecido de forma concomitante à reestruturação de políticas e programas voltados para nutrição e combate à insegurança alimentar. No início do mês de março, o governo federal anunciou o retorno do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), ligado à Presidência da República, e composto por conselheiros indicados pelo Poder Público e membros da sociedade civil. Essa característica é fundamental para assegurar a participação popular nas decisões do órgão, bem como a estruturação de políticas públicas com impacto efetivo na vida dos grupos alvo.

A temática também ficou em evidência depois de fala recente do presidente Lula na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), na qual ele declara que “[a obesidade] é uma doença que causa tanto mal quanto a fome”. A declaração é importante para colocar em foco a obesidade como doença multifatorial, cujas causas e os cuidados precisam ser assistidos atentamente pelos órgãos de saúde competentes.

É de grande relevância para o Painel Brasileiro da Obesidade e para o Instituto Cordial participar do debate e contribuir para um claro esforço de retomada de políticas públicas de saúde e fomento à pesquisa científica, pelo governo federal.