Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Notícias

Buscar

Acontece no PBO

PBO lança a fonte número um de obesidade no Brasil

Gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e a sociedade passam a ter acesso centralizado a dados e informações sobre obesidade

André Derviche Carvalho

9 de jan de 2024 (atualizado 9 de jan de 2024 às 17h18)

Assim como é a doença, o conjunto de informações que rodeia o universo da obesidade é complexo. Pensando nisso, para facilitar e melhorar o trabalho de pesquisadores, gestores e profissionais de saúde, o Painel Brasileiro da Obesidade (PBO) acaba de lançar o seu portal. Nele, interessados pela temática encontrarão de forma centralizada documentos, dados e referências relacionados à obesidade no Brasil e no mundo.

Ao longo de mais de dois anos, o PBO, que é uma iniciativa do Instituto Cordial, vem realizando um intenso trabalho de cobertura da obesidade. Como resultado, o Painel monitorou 44 revistas acadêmicas, catalogou mais de 1.000 referências, mapeou mais de 300 eventos e incorporou 6 sistemas de dados em saúde. Com isso, o usuário encontrará um portal repleto de material sobre obesidade.

Dividido em quatro seções, o portal do PBO oferece primeiramente uma biblioteca virtual. É ela que garante acesso fácil aos mais importantes documentos e publicações do mundo relacionados à obesidade. Tudo isso com uma navegação via filtros e ferramentas de busca para facilitar a vida do usuário.

“Tanto aqueles que são produzidos no Brasil, inclusive pelo próprio PBO, quanto documentos internacionais. A gente vem fazendo a tradução desses documentos”, explica Luis Fernando Meyer, diretor de operações do Instituto Cordial. O acervo da biblioteca está em constante crescimento. Portanto, as 1.000 referências são só o início. 

Na parte da Agenda, o PBO centraliza uma curadoria de eventos, cursos, congressos, entre outros sobre obesidade. “Todos os novos congressos, novos eventos que estão acontecendo no país relacionados ao universo da obesidade vão estar aqui”, continua Luis Fernando. Além disso, o portal permite que o usuário divulgue o seu evento a partir do envio de um formulário. “Quanto mais a gente se reforçar em rede, melhor para todos e melhor para o enfrentamento ao desafio da obesidade no país.”

Na aba “Analytica”, quem navega pelo portal do PBO consegue acessar de forma facilitada e única os principais dados sobre obesidade no país. Esse recurso é importante, uma vez que não há no Brasil uma base de dados centralizada sobre obesidade. Por isso, o PBO oferece essa visão considerando recortes populacionais e territoriais. “A ideia é trazer essas bases de dados [sobre obesidade] para o mesmo ambiente”, revela Luis. Por enquanto, três bases de dados estão disponíveis, mas serão ampliadas.

Por fim, na seção de notícias, o PBO entrega de forma simples atualizações sobre as atividades do Painel. Além disso, também oferece uma curadoria das notícias mais relevantes no universo da obesidade.

A plataforma já está disponível, não deixe de acessar e ficar atento às novidades que ela terá!