Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Custos da obesidade no Brasil: aspectos metodológicos

Favoritos do PBO Working Paper
Custos da obesidade no Brasil: aspectos metodológicos
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: Custos da obesidade no Brasil: aspectos metodológicos

Autores: Instituto Cordial

Fonte: Painel Brasileiro da Obesidade, Instituto Cordial

Publicado em: 2023

Tipo de arquivo: Working Paper

Tipo de estudo: Revisão

Link para o original

Resumo

A análise de custos da obesidade desempenha um papel fundamental na compreensão do impacto econômico dessa doença e na gestão eficiente dos limitados recursos financeiros disponíveis para a saúde. Neste sentido, este Working Paper apresenta e discute as bases metodológicas das mais recentes pesquisas sobre os custos da obesidade no Brasil.

Os estudos nacionais sobre o tema têm utilizado técnicas para a determinação dos custos da doença que estão alinhadas com as abordagens de custeio aplicadas no âmbito internacional. No país, a universalização do acesso público à saúde possibilita que o indivíduo seja avaliado em relação ao seu estado nutricional, mesmo que pontualmente. Contudo, esta oportunidade, muitas vezes, é perdida. Os dados incompletos dos atendimentos clínicos, a falta de integração, a dificuldade de acesso à informação detalhada são algumas das principais barreiras enfrentadas.

A mobilização de pesquisadores, profissionais da saúde e gestores para que a obesidade seja adequadamente diagnosticada deve ser realizada continuamente.

Atualmente, a identificação dos casos de obesidade é precária e, muitas vezes, vinculada à realização da cirurgia bariátrica. Desta forma, este trabalho reforça a necessidade do uso da proporção de casos de diferentes doenças associadas à obesidade para a compreensão da dimensão de seus custos. Ainda que os resultados sejam apropriados, eles não são tão precisos como seriam se a unidade analisada nos sistemas fosse a obesidade em si.

Os diversos elementos conceituais e metodológicos levantados permitiram a elaboração de uma agenda propositiva voltada para o incentivo às pesquisas sobre os impactos econômicos da obesidade na infância e adolescência, assim como a criação e implementação de um sistema unificado de informação, norteado pelo prontuário eletrônico do paciente e destinado à utilização da inteligência artificial para a identificação dos casos de obesidade, inclusive como recurso a ser empregado para o monitoramento do peso do paciente, possibilitando o rastreamento precoce da doença, antes mesmo que ela se instale.