Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Biblioteca

Defining success in adult obesity management: A systematic review and framework synthesis of clinical practice guidelines

Favoritos do PBO Artigo de periódico
Defining success in adult obesity management: A systematic review and framework synthesis of clinical practice guidelines
2024
Acusar erro

Ficha da publicação

Nome da publicação: Defining success in adult obesity management: A systematic review and framework synthesis of clinical practice guidelines

Autores: Nicole Juul-Hindsgaul, Zahra Alalwani, Anne-Marie Boylan, Jamie Hartmann-Boyce, David Nunan

Fonte: Clinical Obesity

Publicado em: 2024

Tipo de arquivo: Artigo de periódico

Tipo de estudo: Revisão

Link para o original

Resumo

Obesity is a chronic and complex disease affecting millions of people worldwide. Currently, there is no standard definition of success for the management of obesity. We set out to complete a synthesis of clinical practice guidelines for obesity management for adult populations, aiming to provide both a quantitative descriptive and qualitative analysis of definitions of success in clinical practice guidelines. The review reinforced that success is an inherently subjective and complex concept. Defining success is limited by existing studies that focus on weight loss and would benefit from additional research on different outcomes. Equally, the relationship between people living with obesity and their clinicians should be further explored to understand how defining success is controlled, discussed and framed in a clinical setting.

Resumo traduzido por

A obesidade é uma doença crônica e complexa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Atualmente, não existe uma definição padrão de sucesso para o manejo da obesidade. Pretendemos completar uma síntese das diretrizes de prática clínica para o manejo da obesidade para populações adultas, com o objetivo de fornecer uma análise quantitativa descritiva e qualitativa das definições de sucesso nas diretrizes de prática clínica. A revisão reforçou que o sucesso é um conceito inerentemente subjetivo e complexo. A definição de sucesso é limitada pelos estudos existentes que se concentram na perda de peso e se beneficiariam de pesquisas adicionais sobre diferentes resultados. Da mesma forma, a relação entre as pessoas que vivem com obesidade e os seus médicos deve ser mais explorada para compreender como a definição de sucesso é controlada, discutida e enquadrada num ambiente clínico.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Conheça os planos de assinatura aqui

Por que o tema é relevante?

A obesidade é uma doença crônica e complexa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, atualmente, não há uma definição padrão de sucesso para o manejo da obesidade.

Qual é o objetivo do artigo?

Fornecer uma análise quantitativa e qualitativa de definições de sucesso em diretrizes de prática clínica relacionadas à obesidade.

Quais as principais conclusões?

O estudo revisou um total de 16 diretrizes, abrangendo 12 países, uma diretriz global e uma diretriz europeia, publicadas entre 2000 e 2020. As definições de sucesso mais comuns foram relacionadas à perda de peso (por exemplo, % do peso corporal) ou a resultados de saúde (por exemplo, redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares)

Estas definições foram analisadas em relação à cirurgia bariátrica, intervenções de estilo de vida, farmacoterapia e manejo da obesidade, sendo categorizadas como indefinidas quando não especificadas. Observou-se que as definições associadas aos resultados de saúde foram mais presentes no contexto do manejo da obesidade em geral e da cirurgia bariátrica, enquanto os objetivos relacionados à perda de peso estiveram mais evidentes no manejo da obesidade. Não foi encontrada uma definição padrão de sucesso nas diretrizes, e não foram observadas inconsistências entre elas

A análise descritiva revelou que o sucesso não foi explicitamente definido, mas sim abordado como metas ou recomendações, ou inferido ao descrever o fracasso. Apesar de as diretrizes serem direcionadas principalmente para profissionais da saúde, também incluíam pessoas vivendo com obesidade como público-alvo, embora a linguagem e o conteúdo refletissem predominantemente a perspectiva clínica.