Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Notícias

Buscar

Notícias

Dia Mundial da Atividade Física: cada minuto conta

Especialista detalha os benefícios da prática da atividade física e ressalta que cada minuto praticado conta

André Derviche Carvalho

4 de abr de 2024 (atualizado 29 de ago de 2024 às 13h43)

Desde 2002, 6 de abril é celebrado como o Dia Mundial da Atividade Física, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). De lá para cá, a sociedade passou a valorizar cada vez mais a prática da atividade física como ferramenta importante na promoção à saúde. Conheça os benefícios dos exercícios físicos e saiba o que os especialistas recomendam.

Em média, a principal recomendação é que qualquer pessoa adulta pratique pelo menos 150 minutos de atividade física moderada semanalmente. Esse número pode passar para 75 quando a atividade física for intensa. Porém, o que vem se valorizando nos últimos tempos é a ideia de que cada minuto conta.

Ou seja, é importante que o indivíduo consiga fazer de alguma forma e encaixar de alguma maneira a prática do exercício físico na sua rotina, saindo da condição de sedentário. Para isso, é possível optar por um deslocamento ativo da casa ao trabalho ou aproveitar algum equipamento público para praticar atividade física.

Até porque há vários domínios da atividade física, como aquela praticada no tempo livre, durante algum deslocamento, na realização de tarefas domésticas e até em atividades de trabalho.

Benefícios da prática da atividade física

Estudos apontam uma série de benefícios presentes na prática da atividade física. Conheça alguns deles:

  • Risco de 30% a 40% menor da síndrome de diabetes tipo 2;
  • Risco 20% menor no desenvolvimento de câncer de mama;
  • Risco de 20% a 50% menor de doença cardiovascular;
  • Risco de 20% a 30% menor de desenvolver depressão e demência;
  • Risco 30% de desenvolver câncer de cólon;
  • Risco 30% menor de queda em idosos.

A prática da atividade física também se mostra especialmente importante para pessoas com obesidade. Nesses casos, os benefícios passam pela melhora na qualidade de vida, no alívio do estresse, na autoestima, na saúde mental, na capacidade cardiorrespiratória e no controle do metabolismo.

Daisy Motta Santos, diretora científica da SBAFS (Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde), relatou um estudo publicado na revista The BMJ: “Tivemos efeitos clinicamente importantes, equivalentes, inclusive, a outros tipos de tratamento. Esse estudo mostrou que a caminhada e a corrida teriam efeitos semelhantes ao tratamento de terapia cognitivo comportamental”.

Inclusive, especialistas recomendam a atividade física como complemento ao tratamento medicamentoso de certas doenças. Além disso, recomendam também consultar o Guia da Atividade Física para a População Brasileira.

Fatores sociais

Importante mencionar que nem todos têm acesso às mesmas condições para prática de atividade física. Por exemplo, estudos apontam que homens com renda mais alta são aqueles que praticam mais atividade física. Mulheres muitas vezes têm a barreira do tempo, muitas vezes por enfrentar uma dupla jornada de trabalho, dentro e fora de casa. “Precisamos promover uma resposta afetiva à atividade física. Precisamos considerar essas características individuais”, diz Daisy.

Por isso, há uma série de propostas para promover a atividade física individual e estruturalmente. Estes são alguns exemplos: programas de saúde na escola (afinal, crianças ativas são mais provavelmente de virarem adultos ativos); estímulo ao transporte ativo nas cidades; profissionais de saúde que aconselhem seus pacientes para a prática de atividade física; campanhas de educação em saúde na mídia; esporte e lazer para todos: oferecimento e diversidade de esporte.