Cordial se reúne com presidência da Comissão de Saúde e pauta obesidade na agenda legislativa
Instituto Cordial, por meio do PBO, compareceu a audiência com presidente da Comissão de Saúde para discutir a obesidade no legislativo
2 de abr de 2024 (atualizado 5 de set de 2024 às 11h34)
Representantes do PBO em Brasília reuniram-se com presidente da Comissão de Saúde para discutir obesidade no legislativo Representantes do PBO em Brasília reuniram-se com presidente da Comissão de Saúde para discutir obesidade no legislativo
O PBO (Painel Brasileiro da Obesidade), uma iniciativa do Instituto Cordial, reuniu-se com a presidência da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados para pautar a temática da obesidade no legislativo. Atualmente, o deputado federal dr. Francisco (PT-PI) ocupa a presidência. Entre os destaques, o Instituto Cordial reforçou a necessidade de criação de uma subcomissão especial para tratar da obesidade.
Realizada no início de abril, a reunião foi composta pelo dr. Francisco e pela assessoria do PBO em Brasília. Lá, o Instituto Cordial apresentou sua agenda de incidência no legislativo bem como o trabalho do PBO como um todo. O deputado dr. Francisco mostrou-se interessado na agenda e agora busca priorizar a obesidade no âmbito do cuidado às DCNTs (Doenças Crônicas Não Transmissíveis).
Um dos objetivos do Instituto Cordial em sintonia com o legislativo brasileiro é a criação de uma subcomissão especial na Câmara para tratar da obesidade. O grupo seria formado por deputados e integraria a Comissão de Saúde. Esse foi um dos temas debatidos junto à presidência da Comissão.
Assim, o plano é que o Instituto Cordial consiga pautar cada vez mais a atividade legislativa com o tema obesidade. Por isso, o presidente da Comissão de Saúde sugeriu audiências públicas, projetos de lei e eventos de apresentação da atividade legislativa.
Além disso, o Instituto Cordial, por meio do PBO, enviou uma lista de projetos de lei relativos à obesidade que estão em tramitação na Comissão. Um outro compromisso firmado na reunião também foi a apresentação da agenda legislativa na Comissão, com data ainda a combinar.