Não possui cadastro?

Cadastre-se

Já possui conta?

Faça login

Pagamento aprovado... Acessos liberados

Seu pedido foi aprovado com sucesso

Já liberamos o acesso ao espaço exclusivo para assinantes.

Acessar área exclusiva

Pedido não processado :(

Infelizmente o seu pedido não foi processado pela operadora de cartão de crédito

Tente novamente clicando no botão abaixo

Voltar para o checkout

Notícias

Buscar

Notícias

Policy brief é instrumento para políticas públicas sobre obesidade

Documento lançado em 2024 pelo Centro de Excelência Contra a Fome traz plano de ação contra múltipla carga de má nutrição, que inclui sobrepeso e desnutrição

André Derviche Carvalho

14 de abr de 2025 (atualizado 11 de abr de 2025 às 16h30)

Na caixa de ferramentas usada para formulação de políticas públicas, um policy brief  mostra-se um instrumento valioso. Geralmente elaborado por organizações da sociedade civil, esses documentos embasam políticas públicas sobre assuntos específicos, como é o caso da obesidade. Em live do PBO (Painel Brasileiro da Obesidade), uma iniciativa do Instituto Cordial, representantes do Centro de Excelência Contra a Fome apresentaram um policy brief sobre obesidade.

O documento “Enfrentamento da Múltipla Carga de Má Nutrição” traz diretrizes para o manejo da desnutrição, sobrepeso e obesidade. Lançado em 2024, o documento destaca algumas ações para o combate a múltipla carga de má nutrição. Elas incluem atuação do poder público em todo o sistema alimentar, ações conjuntas pelo enfrentamento da desnutrição e da obesidade e estímulo ao aleitamento materno como forma de promover alimentação adequada e saudável.

As diretrizes do policy brief orientaram um plano de ação no Peru. As medidas incluíram apoio do governo local para reforço no programa de alimentação escolar. Além disso, as ações também incentivam o trabalho de agentes de saúde em territórios para a disseminação de boas práticas nutricionais. Por fim, também destacou a introdução de refeições diversificadas e melhora no consumo alimentar da primeira infância.

“Muitas atividades desenvolvidas ao longo do projeto são voltados a gestores públicos, mas também podem se estender a toda a população. O intuito é enfrentar a dupla carga de má nutrição, que conseguimos combater com ações conjuntos”, explica Osiyallê Rodrigues, assistente técnico de projetos em nutrição do Centro de Excelência Contra a Fome.

Policy brief contra má nutrição

O Centro, vinculado ao WFP (World Food Programme ou Programa Alimentar Mundial) em parceria com o governo brasileiro, é uma agência humanitária que apoia governos na implementação de diferentes programas. Por exemplo, as iniciativas incluem a área da alimentação escolar. O Centro atua de forma cooperativa com países da África, América Latina e Ásia.

Com sua atuação, o WFP contribui para atingir dois dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável): o de erradicação da pobreza e o de fome zero + agricultura sustentável. “Para todos que trabalham com desenvolvimento de política pública, o grande desafio é a implementação. Estes documentos estão disponíveis, mas ainda não foram trabalhados no nível de implementação. O foco é no gestor e nessa segunda fase entramos no nível de implementação”, diz Eliene Souza, coordenadora de nutrição do WFP Brasil.

Oi 👋 o que você está achando do Portal?